Cozinhar exige técnica, boas receitas e ingredientes maravilhosos, mas são os truques e segredos que a gente vai aprendendo e incorporando ao preparo que transformam cada um dos pratos em uma experiência única.
Hoje vou dar algumas dicas de como ter sempre aquele cafezinho fresco, perfeito e com zero desperdício.
01. Respeite a proporção entre água e pó, sendo de 80% de líquido para 20% do grão escolhido caso deseje uma bebida extra-forte e densa. Para um café médio e tradicional, o ideal é a proporção de 90% de água para 10% de pó.
02. A temperatura da água também é importante já que pode queimar o pó e aumentar o amargor da bebida. Se você utiliza cafeteiras elétricas, a maioria delas já possuem em suas configurações uma temperatura ideal que fica entre 92ºC e 96ºC.
03. Para que o sabor e aroma do café fiquem preservados por mais tempo, você pode guardar o pó em um recipiente hermético, dentro da geladeira, por no máximo 02 meses.
04. Quanto maior o tempo de infusão, mais corpo, amargor e cafeina terá o seu café.
05. Apesar de existirem diversos padrões de torra do grão, a torra branda favorece uma explosão de sabores e possui até mesmo uma doçura natural dispensando a necessidade de ser adoçado e sedo uma ótima opção para quem quer reduzir o açúcar.
06. Se for utilizar filtro de papel, faça uma escaldação jogando água quente sobre o filtro para remover qualquer sabor residual de celulose.
07. Faça apenas a quantidade que vai consumir naquela hora, pois o café só mantém seu sabor e suas características durante o período de uma hora.
08. Para dar um sabor diferente ao café, de maneira econômica e com ingredientes que já tem em casa, misture no pó uma colherinha de chá de chocolate, antes de por a água.
09. Beba o café em xícaras de porcelana, o sabor fica destacado e elas mantém a temperatura constante.
10. Depois de fazer o café, use o pó que ficou no coador para desentupir a pia. Ou, também, coloque nas plantas, ervas e flores do seu jardim, para espantar formigas.
Comments