O designer inglês, William Morris já dizia que você não deve ter nada na sua casa que não lhe seja útil, ou que você não acredite que seja belo.
Esse é um dos melhores pontos de partida para manter a casa longe da bagunça.
E eu sei que as vezes bate aquela vontade de comprar uma super sorveteira com wi-fi embutido, que lê os seus e-mails e seca seu cabelo - tudo ao mesmo tempo - naquele canal de tv famosinho.
O problema é que esses itens, na maioria das vezes, não são nada práticos e acabam ficando encostados em algum canto da casa.
Além de bater aquele sentimento de culpa muito comum, esses pequenos gremlins vão se multiplicando, ocupando espaços que não são deles e drenando nosso tempo e bem estar.
Bagunça causa ansiedade, frustração e drena toda nossa criatividade.
Por isso, criar uma rotina de organização para o seu lar é antes de tudo, um exercício de autocontrole, força de vontade e - por que não? - um processo terapêutico.
ENTÃO VAMOS COMEÇAR?
1 - Crie uma lista de afazeres
Esse passo não precisa ser nada elaborado, do contrário, quanto mais simples for a sua lista, mais fácil será para você cumprir as metas. Então organize os itens por prioridade e se mantenha realista. Nada de resolver trocar o piso do apartamento se não dá nem pra enxergar o chão de tanta tranqueira em cima né?
2 - Dedique 10 minutos por dia
Esse tempo é suficiente para você fazer a manutenção da sua organização e criar um novo hábito.
3 - Você só precisa de 03 caixas
Organize seus itens separando eles em três categorias: Manter, Doar e Lixo.
Tudo que nós realmente precisamos, nós temos certeza do para que serve e de quando precisaremos, então evite caixas como "talvez" ou "não sei", porque você vai terminar a limpeza e vai continuar sem saber o que fazer com eles.
4 - Um entra, o outro sai
Aprendi essa regra com meus pais quando era pequena e considero uma das melhores para trazer para a vida adulta: para cada item comprado ou ganho, outro item vai pra doação ou para o lixo.
5 - Encha um saco de lixo por dia
Essa ideia não parece nada ecológica, mas se você separar os itens recicláveis dos orgânicos e usar um tamanho de saco proporcional ao tamanho da sua bagunça, vai garantir que sua casa não fique insalubre e ainda vai ajudar ao meio ambiente.
6 - Reduza o "quartinho da bagunça"
É muito comum as pessoas destinarem a edícula da casa, ou um quarto adjacente, para guardar as bagunças e itens de manutenção. Quanto menos espaço você destinar para isso, menor a chance de acabar acumulando o que não precisa.
7 - Monitore seu guarda - roupa
Retire todos os itens que você tem e comece a guardá-los novamente pela sua ordem de preferencia: as que você mais usa vai na frente e as menos usadas para o fundo. Como regra, toda e qualquer peça que não servir deve ser doada.
Se ainda assim você tiver muitas peças, retire pelo menos as últimas 5 do fundo - que mal devem ver a luz do dia - e também as coloque para doação.
8 - Crie uma caixa de memórias
Não dá para desconsiderar o valor afetivo que alguns objetos tem na nossa vida, são pequenas sutilezas e lembranças que os enchem de alegria. Então não precisa ser maníaco obsessivo por organização e jogá-las todas fora, basta guardá-las em uma caixa bem assinalada. Você mantém a organização e ainda preserva melhor seus itens preciosos.
9 - Regra de "toque único"
Essa dica é para quem ama a lei do mínimo esforço e vem da maioria dos blogs gringos. Popularmente conhecida como "one touch rule" essa regra visa que você gaste apenas um gesto/movimento para pegar ou guardar qualquer objeto, pois tudo que te é essencial deve estar ao alcance das suas mãos.
Por exemplo, se você chegou do trabalho cansado, pendure a bolsa num cabideiro usando apenas um movimento simples, invés de jogá-la no sofá ou colocá-la em cima de uma cadeira, pois quando você precisar usar estes móveis terá que retirá-la e vai acabar gastando mais tempo e esforço do que se tivesse guardado ele no local apropriado da primeira vez.
Parece uma dica boba ficar pesando no local de um casaco, ainda mais quando você trabalhou o dia todo. Mas amplie isso para todos os objetos que você tem na sua casa e em como será mil vezes mais fácil limpá-la se no dia da faxina todos os objetos já estiverem em seus devidos lugares.
10 - Deixe a luz entrar
Esse parece mais um item de design e decoração do que de organização, mas na verdade é essencial para manter nossa casa em ordem já que ambientes escuros e mal iluminados são mais propícios a desarrumação. Você acaba muquiando uma manta no sofá, um livro em cima da mesa e nem percebe porque tá tudo super escurinho.
Já ambientes bem iluminados fazem com que qualquer irregularidade salte aos nossos olhos, nos incomode e nos faça arrumá-lo devidamente.
Comments