O diferencial dessa receita é que além do Jasmim dar um toque floral e delicado, a laranja aromatiza e equilibra a receita com um pouquinho de acidez e doçura.
Além disso não vamos usar o arroz jasmim que é uma variedade de arroz semelhante ao basmati e de origem Tailandesa. Apesar de ser um dos tipos de arroz mais aromáticos do mundo, o seu custo também é um pouco mais elevado e nem sempre é fácil de encontrar em todos os mercados.
Por isso a ideia aqui é dar uma cara nova pro arroz branco tradicional por meio de uma infusão de chá de Jasmim.
+ 1 xícara de chá de arroz branco
+ 1 xícara de chá de suco de laranja
+ 1 xícara de chá de infusão de jasmim
+ 1 colher de sopa de azeite
+ 1/2 colher de chá de sal
+ raspas da casca da laranja
01. Vamos começar fazendo a infusão de jasmim. Você deve aquecer 240 ml de água até que esteja quase fervente, então desligar o fogo e adicionar 10 g de folhas e flores secas de jasmim.
Deixe a infusão repousar tampada, durante pelo menos 10 minutos. Após esse período, coe a infusão e ela estará prona para uso.
02. Leve uma panela média ao fogo baixo e quando ela aquecer, regue com azeite e acrescente o arroz, mexendo bem para que todos os grãos sejam envolvidos e refogue bem rapidamente por um ou dois minutos.
03. Acrescente a xícara de suco de laranja e de chá de jasmim, assim como o sal e as raspas da casca da laranja. Misture bem, aumente o fogo para médio e não mexa mais.
04. Assim que o líquido secar um pouco e atingir o mesmo nível do arroz, diminua o fogo para a temperatura mínima, tampe parcialmente a panela e deixe o arroz cozinhar até absorver todo líquido.
05. Quando ele estiver praticamente sequinho, desligue o fogo, tampe completamente a panela por cinco minutos e deixe com que o vapor termine de cozinhar o grão uniformemente.
06. Solte os grãos com um garfo e sirva.
* Invés da infusão tradicional, você pode optar por usar o famoso chá de saquinho seguindo as instruções e quantidades conforme referidos na caixinha.
* Durante o cozimento,se quiser saber se os líquidos já foram absorvidos, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente os grãos e vejam se ainda estão molhados.
* As sobras podem ser congeladas e duram 03 meses se bem acondicionadas.