top of page
Foto do escritorJessica Fiuza

BROA DE MILHO COM AMENDOIM

Atualizado: 2 de dez. de 2023


Mês de junho está chegando e nada mais justo do que dividir algumas aqui com vocês, receitas que tem a cara e o sabor da festa junina.

MASSA

+ 120g de fubá

+ 80g de açúcar

+ 04 ovos grandes

+ 02 xícara de chá de leite

+ 02 colher de sopa de manteiga

+ 02 colheres de sopa de coco seco ralado

+ 02 colheres de sopa de erva-doce

+ 02 colheres de sopa de queijo parmesão

+ 02 colheres de sopa de fermento biológico seco

+ 02 xícaras de farinha de trigo e mais se for necessário

+ uma pitada de sal


COBERTURA

+ 100g de xerém de amendoim

+ água para pincelar

01. Na tigela da batedeira misture todos os ingredientes da massa listados e comece a bater com o gancho. Observe se ela se mantém pegajosa e molenga, ou se está ficando lisa e macia.


Caso esteja molenga, adicione um pouco mais de farinha aos poucos e vá batendo para que trabalhe o glúten e o pão fique macio. Adicione tanta farinha quanto for necessária para dar o ponto.


02. Quando a massa estiver sem grudar nas mãos - basta desligar a batedeira e tocar nela - cubra a tigela com plástico filme e deixe descansando por cerca de 01h00 ou até que dobre de volume.


03 Após o crescimento, modele pequenas broas e deixe para crescer mais uma vez, agora apenas por 15 minutos para que tomem forma.


04 Depois dos 15 minutos corridos, pincele o topo com água e polvilhe o xerém de amendoim.


05 Asse em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo á forno 180º C.


06. Retire e deixe esfriar em uma grade. Sirva.

  • Você pode transformar as broas em uma versão salgada, para isso basta retirar o coco seco ralado da massa e acrescentar pedaços de calabresa.


  • Caso deseje manter a broa doce, mas colocar algum recheio para incrementar, adicione pedaços de goiabada ou até mesmo manteiga de amendoim dentro de cada uma delas na hora de modelar.


  • Caso queira fazer uma versão ainda simples, aquela bem tradicional, dispense a água e o amendoim da cobertura, polvilhando apenas fubá sobre a massa seca.


  • Não tem uma quantidade de farinha exata pois vai depender da umidade da sua farinha, assim como da umidade do seu fubá. Por isso acrescente as duas xícaras iniciais e depois vá colocando mais aos poucos.



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page