Esse é uma receita épica de chocolate quente, misturando o melhor de dois mundos: o chocolate belga 70% e a receita clássica italiana de chocolate quente cremoso.
Eu já ouvi muita gente jurar de pé junto que é "pecado" usar amido de milho no chocolate quente, mas isso é um tabu que merece ser quebrado: o clássico italiano não só pede, como manda umas boas colheradas de amido pra engrossar a bebida.
Um chocolate quente italiano bem feito não possui sabor residual, tem um teor de gordura bem equilibrado para não causar azia e mal-estar e é recomendadíssimo para os climas mais quentes como o nosso, brasileiro.
Mas se você não gostar mesmo de amido de milho, consulte essa receita aqui, de chocolate quente natural.
+ 02 colheres de sopa de cacau em pó
+ 100ml de água quente
+ 01 colher de sopa de açúcar mascavo
+ 01 colher de sopa de açúcar demerara
+ 120g de chocolate belga amargo 70% cacau ou mais
+ 400ml de leite integral
+ 02 colheres de sopa de amido de milho
+ 05 colheres de sopa de malte solúvel
+ uma pitada de flor de sal
01. Em uma panela em fogo baixo adicione o cacau em pó e a água fervente, escaldando o cacau e liberando todo sabor e aroma que ele possui.
02. Mexa para que o cacau dissolva por completo, e só então adicione o açúcar mascavo e o açúcar demerara, assim como o amido de milho, a flor de sal e o malte solúvel. Continue mexendo para que não empelote.
03. Acrescente uma pequena quantidade de leite e misture um pouco mais.
04. Acrescente o chocolate belga amargo e misture até que derreta.
05. Lentamente vá adicionando e incorporando todo o leite restante.
06. Continue cozinhando a mistura em fogo baixo até que fique bem cremosa e densa.
07. Sirva na caneca, acompanhado de chantilly e polvilhado com canela.
Caso você tenha medo que o amido de milho empelote, dissolva ele numa pequena quantidade do leite que está sendo usado na receita antes de acrescentar á panela. Assim você garante uma textura sempre homogênea e sem bolinhas.
Se mesmo assim você notar que algum granulo se formou, não hesite em usar o mixer para bater o seu chocolate quente: faça isso logo que perceber as pelotinhas, não precisa esperar finalizar o chocolate.
O malte solúvel não é a mesma coisa do Ovomaltine comum. Ovomaltine possui malte na composição, mas também chocolate e açúcares. Mas caso você não encontre o malte solúvel e deseje usar o Ovomaltine, use o que possui a inscrição "tipo suiço" no rótulo.
Você também pode finalizar a sua caneca com uma calda de chocolate amargo, cacau em pó polvilhado sobre o chantilly ou até mesmo marshmallows.