O arquiteto dinamarquês, Poul Henningsen costumava dizer que não custa muito caro ter um cômodo com a iluminação adequada, mas que isso requer cultura.
Aqui no Brasil, temos bastante luz solar e nas mais variadas horas do dia, por isso é muito importante saber aproveitá-la, criando um ambiente sustentável, prático e ainda assim aconchegante.
Sustentabilidade
Economizar na energia elétrica não é só uma atitude pró-planeta, mas pode ser também um alívio para o seu bolso.
Por isso, se você tiver o privilégio de optar por construções amplas, com fontes de luz natural e tons neutros nas paredes e mobília, não pense duas vezes.
Outra forma, muito mais modesta, mas que pode ter um impacto extremamente positivo na sua vida cotidiana é substituir lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED.
A simples troca dessas lâmpadas pode representar uma economia de mais de 80% na sua conta de energia elétrica. Além disso o tempo de duração também é um fator considerável já que o LED pode chegar até 50 mil horas de vida útil, enquanto que a incandescente dura apenas 2 mil horas e a fluorescente consegue atingir no máximo 7 mil horas.
O fator do LED não esquentar também acaba pesando no design, pois te oferece uma gama maior de possibilidades para arandelas e spots.
Por último, é bacana ressaltar que a mãe natureza te agradece por essa escolha, pois além de economizar energia, 98% dos materiais da lâmpada LED são recicláveis e você pode descartá-la sem nenhum perigo, já que não possui metais pesados como chumbo e mercúrio em suas composição.
Decor
Lembra que há uns posts atras eu disse que desing e decoração influenciam muito no nosso estilo de vida? Pois bem, ambientes com cores suaves, tecidos leves e mobília minimalista ajudam na prospecção de luz e vão te fazer gastar bem menos tempo e dinheiro tendo que criar vários focos de luz artificiais.
Adote novos hábitos
Muitas vezes nós desperdiçamos energia com pequenas coisinhas, como esquecer o monitor do computador ligado, deixar aparelhos eletrônicos em standby, apostar em luzes noturnas internas e passar a ferro calças jeans (sério, elas desamarrotam no nosso corpo).
Adotar novos hábitos, como tomar cuidado e verificar se as luzes e aparelhos domésticos estão desligados ao sair, assim como trocar a luzinha noturna de tomada por uma velinha de rechaud podem até não fazer muita diferença em uma única fatura, mas com certeza fará uma enorme diferença ao longo do ano.
Fique Frio
Outro fator importante é a geladeira, já que ficam ligadas 24h por dia. Então se puder, opte por modelos mais econômicos.
Além disso deixe pelo menos 10cm de espaço entre a sua geladeira e a parede da cozinha, isso vai evitar que ela superaqueça e precise gastar mais energia pra se manter resfriada.
Também é necessário checar se a borracha da porta da geladeira está vedando bem e se seu freezer não está acumulando gelo.
Guarde as refeições na geladeira dentro de vasilhas adequadas e apenas quando estiverem em temperatura morna ou/ ambiente, assim além de evitar que tampa da vasilha soe, crie gotículas de água que vão se condensar na tampa depois cair na sua comida (favorecendo a proliferação de fungos e bactérias), você também colabora para que a temperatura interna da geladeira esteja sempre constante e economiza energia.
E você tem alguma dica para economizar energia? Conta pra gente!
#EconomizarEnergia #ReduzirPegadaEcológica #ContaDeLuz #Sustentabilidade #PenseVerde #PegadaEcológica
Comments