Não é segredo nenhum que meus doces favoritos são os chamados "doces de fazenda" porque sempre me lembram da minha minha infância quando passava as férias na casa da minha vó e sempre tinha um cheiro maravilhoso de doce vindo da cozinha.
Por isso, hoje em dia, quando eu faço um desses doces na minha cozinha é uma forma de resgatar essa memória afetiva, cheia de carinho e sabor.
O doce de abóbora é bem cremoso e perfeito para comer com um pedaço de queijo ou até mesmo passando no pão.
+ 1,25 kg de abóbora de pescoço
+ 650 g de açúcar cristal
+ 350 g de coco fresco ralado
01. Descasque e pique a abóbora, levando para cozinhar junto do açúcar em uma panela grande.
02. Mantenha o fogo sempre no médio e mexa o tempo inteiro para que não grude nem no fundo e nem nas laterais da panela.
03. Quando a abóbora estiver completamente cozida, bem macia, o caldo que ela soltou vai ter virado uma calda por causa do açúcar, então nesse momento você deve acrescentar o coco fresco ralado e deixe cozinhar mais um pouco - cerca de 05 minutos, ou até que comece a soltar da panela.
04. Quando o doce começar a desgrudar do fundo, ele estará pronto e você só precisa guardar ou servir ele.
Já que não usamos nem a casca da abóbora e nem as sementes nesse doce, somente pese após ter descascado e limpo.
Quanto maiores os pedaços de abóbora que você cortar, maior será os pedaços residuais após estar pronto. Quanto menor, mais pastoso será doce. Faça de acordo com a sua preferência.
A própria abóbora quando envolvida no açúcar vai soltar água, por isso não precisa colocar mais líquidos para o cozimento.
Durante o cozimento você também pode acrescentar um pau de canela, cabeças de cravo ou a especiaria que preferir.
No geral, essa quantidade de abóbora costuma levar cerca de 30 minutos para cozinhar (passo 02), mas isso pode ter uma pequena variação de acordo com o tamanho que você escolheu picar a sua abóbora, ou de acordo com a quantidade de líquidos que ela tinha e o grau de maturidade. Por o mais importante é você se atentar ao ponto que é com a abóbora já desmanchando de tão macia e com pouquíssimo líquido já reduzido em uma calda.
Para que tenha uma maior durabilidade, envase ainda quente em um pote de vidro já higienizado e com tampa de rosca.
Comments