top of page
Foto do escritorJessica Fiuza

KANEBULLAR


Você já deve ter visto ou ouvido falar dos cinnamon rolls, correto? Aqueles pãezinhos de canela super macios e cheirosos...


Mas você já experimentou um Kanebullar?


Essas espirais suecas surgiram após a primeira guerra mundial - com o fim da escassez de alimentos - e se tornaram os percursores dos tradicionais cinnamons rolls/buns. 


A principal diferença é que o Kanelbullar não possui uma massa tão doce e ainda leva cardamomo, dando um sabor mais adstringente  e refrescante. Ou seja, não importa quantos você coma, ele nunca fica enjoativo e continua sempre perfeito para acompanhar um café.


A receita que eu trago pra vocês é a que eu faço com mais frequência aqui em casa, combinando duas receitas familiares super tradicionais e que por isso mesmo são únicas!


MASSA

+ 500g de farinha de trigo de boa qualidade

+ 50g de açúcar refinado

+ 75g de manteiga (se forem usar margarina usem com no mínimo 70% de lipídios)

+ 01 gema de um ovo médio

+ 250ml de leite morno

+ 25g de fermento fresco

+ 5g de cardamomo em pó

+ 1g de sal


RECHEIO

+ 75 de manteiga derretida

+ 30g de açúcar refinado

+ 30g de açúcar mascavo claro

+ 02 colheres de sopa de cardamomo

+ 01 colher de sopa de canela em pó

+ 01 colher de café de extrato de baunilha


COBERTURA

Os Kanelbullar tradicionais não levam nenhuma cobertura além do açúcar perolado, um confeito tradicional da confeitaria nórdica mas um pouco difícil de ser encontrado no Brasil. Por isso se quiser dar uma adoçada neles ou apenas dar um efeito visual mais drástico, peneire um pouco de açúcar gelado.

1. Pré-aqueça o forno á 200ºC


2. Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos da massa, e só então acrescente a manteiga enquanto misturando com a ponta dos dedos até que vire uma "farofa"


3. Bem devagar, vá colocando o leite morno, enriquecido com a gema de ovo.


4.  Misture tudo vagarosamente até que a massa esteja homogênea e caso ainda assim fique levemente pegajosa, basta acrescentar um punhado -bem modesto - de farinha.


5. Sove a massa por no mínimo 10 minutos. Você pode fazer isso na batedeira planetária com o gancho, ou no balcão da sua cozinha, enquanto estica a massa e alterna com pequenos movimentos circulares.


6. Coloque a massa para descansar em uma tigela untada com manteiga, cubra com um pano seco e deixe descansar por aproximadamente uma hora, ou até que dobre de volume. 


7. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e amasse-a um pouco para retirar as bolhas de ar.


8. Com a ajuda de um rolo, abra a massa na espessura de 01cm.


9. Misture a manteiga derretida do recheio com o extrato de baunilha e pincele na massa aberta. Depois basta polvilhar os açúcares, o cardamomo e a canela. 


10. Agora você só precisa fechar esta massa na forma de um envelope, ou seja, dobre o terço superior para baixo e o terço inferior sobre o terço superior, fazendo três camadas. 


11. Para que o envelope fique bem fechado, com o rolo, dê uma leve prensada neste envelope, mas seja muito delicado para o recheio não escapar.


12. Corte tiras de 02cm de espessura e depois corte cada uma dessas tiras ao meio, enrole cada dupla de massa nos dedos como se fosse dar um nó e termine passando um pouco da massa por cima.


13. Coloque esses pequenos caracóis em uma forma forrada com papel manteiga e deixe-os descansar por mais 30 minutos.


14. Pincele com um pouco de leite e asse de 12 á 15 minutos, ou até que fiquem







* Se você achar o processo de modelagem muito complicado - garanto que não é. Com o tempo você vai pegando o jeito -  basta abrir a massa, recheá-la como indicado e então enrola-la como se fosse um rocambole. Daí corte pequenas fatias e você terá expirais como as dos cinnamons rolls tradicionais. 


* Antes de assar os pãezinhos, na hora de pincelar, você pode substituir o leite por um ovo batido e depois polvilhar açúcar cristal. O açúcar cristal não derrete e dá uma textura bastante interessante.


* Esses pãezinhos ficam macios por até 03 dias - se a sua cidade não for muito quente - e também são maravilhoso para aqueles momentos emergenciais com visitas inesperadas que surgem do nada ou para os dias de ressaca que não queremos cozinhar.


Para deixar eles no modo "fast food" basta retirar do forno um ponto antes do desejado, ou seja, quando estiverem quaseeeee dourados e congelá-los. Assim quando você precisar deles, basta retirar do freezer e colocar no forno por alguns minutinhos, como faria com um pão de queijo.





24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page