Clássico sempre presente na cozinha brasileira, saber fazer um feijão bem feito, macio e suculento é indispensável.
Aqui a gente dispensa a panela de pressão e dá aquela caprichada no tempero que é pra você comer rezando.
REMOLHO
2 xícaras (chá) de feijão
4 xícaras (chá) de água
PARA COZINHAR
+ 06 xícaras (chá) de água
+ 02 dentes de alho
+ 08 folhas de louro
+ 1/4 xícara (chá) de azeite
+ 01 colher (chá) de cominho
+ 02 colheres (sopa) de coentro
+ 02 colheres (sopa) manjericão fresco
+ 01 colher (café) suco de limão
+ Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
01. Coloque o feijão numa vasilha e acrescente a água - tudo que flutuar deve ser descartado - deixando de molho por pelo menos 12 horas.
02. Escorra o feijão e descarte a água do remolho.
03. Numa panela de sua preferência - eu gosto da de barro - coloque os grãos de feijão, as folhas de louro, duas colheres de sopa de azeite e as 06 xícaras de água, deixando cozinhar por cerca de duas horas ou até que os grãos estejam macios. Se necessário, vá acrescentando mais água.
04. Enquanto o feijão cozinha, separe as folhas de ervas e descasque os dentes de alho. Depois macere-os em um pilão junto com o cominho, sal e a pimenta do reino á gosto, criando uma pastinha de temperos.
05. Quando o feijão estiver cozido, leve uma frigideira ao fogo médio com um pouco de azeite e refogue os temperos bem de leve - apenas para ativar a mistura.
06. Abaixe o fogo e acrescente uma concha de feijão sem o caldo, amassando os grãos com um garfo, até que esteja bem integrado ao restante dos temperos de forma homogênea, criando um "purê".
07. Transfira a mistura para a panela de feijão principal e acrescente o restante do azeite, saborizando os grãos e o caldo. Deixe cozinhar por mais 15 minutos destampado, para que o sabor apure e o caldo engrosse.
09. Desligue o fogo e coloque o suco de limão.
10. Está pronto para servir.
Não utilizo a panela de pressão, pois apesar de ser bastante prática e rápida, o seu cozimento por um sistema de vapor acaba incorporando os gases emitidos à comida, provocando assim uma sensação de maior saciedade e estufamento abdominal após a refeição.
Cozinhamos o feijão com duas colheres de sopa de azeite para que fique mais macio.
O uso das folhas de louro se dá tanto pelo sabor que fornecem ao prato, quanto por facilitarem a digestão.
Quando você cozinhar o feijão, mesmo que não opte pelos temperos listados, só adicione sal no final do cozimento. Assim o feijão não ficará duro.
Kommentare