top of page
Foto do escritorJessica Fiuza

GATO TOMA BANHO?

Atualizado: 2 de dez. de 2023


Se você é dono de primeira viagem de um felino talvez fique bastante confuso se deve ou não dar um banho no novo membro da sua família. 


Isso acontece porque a gente fica dividido entre a noção de higiene que sabemos que precisamos manter e aquela sabedoria popular de que gatos odeiam água e se limpam sozinhos.


Além disso diversos especialistas dão entrevistas e escrevem artigos explicando que o banho tira os feromônios naturais que os felinos têm na pele, causando uma sensação de desconforto e grande estresse aos nossos bichinhos. Isso por si só seria suficiente para optarmos por NÃO dar banho nos pequenos não é mesmo? A resposta é DEPENDE.


A verdade é que a necessidade de banho dependerá de diversos fatores, desde o nível de sujidade, recomendação médica em casos de doenças e até mesmo o temperamento do seu animal.


NÍVEL DE SUJIDADE

Sabe o famoso banho de gato? Não resolve nada. Quando eles se lambem a tarefa da língua é apenas retirar os pelos que já estão soltos. Não há uma limpeza efetiva e por isso se o seu felino andou brincando na terra, está com um cheirinho ruim ou  apresenta por qualquer outro motivo um nível de sujidade desconfortável e pouco higiênico é bom partir pra água e sabão!


RECOMENDAÇÃO MÉDICA

As vezes pode acontecer do nosso bichano necessitar de cuidados especiais para higienização, como no caso de doenças de pele em que são necessários banhos medicamentosos e acompanhamento veterinário. 


TEMPERAMENTO

Se você adotou seu pequeno ainda filhote pode - de forma terapêutica e progressiva - tentar acostumá-lo a interagir com a água de forma bastante natural, evitando qualquer estresse num banho posteriormente.


Mas isso é uma tentativa e não uma garantia.


Afinal gatos possuem personalidades próprias e da mesma forma que existem felinos que amam o contato com a água mesmo sem ter tido qualquer adaptação na fase infantil, há os felinos que não a suportem mesmo que você tenha tido a paciência do Sr. Miyagi para tentar ensiná-lo.


Eu mesma tenho três gatos e cada um possui uma personalidade única e cheia de particularidades. A minha gata mais velha odeia água, a do meio se puder entra dentro do box pra tomar banho todo dia e o gatinho mais novo é completamente indiferente.


Por isso o meu cronograma de assepsia deles é completamente diferente, mesmo que os três convivam no mesmo ambiente.


Se você ainda tem dúvidas se deve ou não dar banho no seu gatinho, consulte seu veterinário de confiança, ao analisar o animal de perto ele com certeza poderá te ajudar a tomar uma decisão de forma mais segura e confiante.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page