top of page
Foto do escritorJessica Fiuza

TÉCNICAS E PRÁTICAS DE REFRIGERAÇÃO

Atualizado: 2 de dez. de 2023


Como prometido e seguindo a série de posts sobre cozinha técnica, vou falar um pouco sobre um dos eletrodomésticos mais importantes da casa: A GELADEIRA


As geladeiras não são todas iguais, atualmente existem diversos modelos disponíveis e que fazem uso de tecnologias diferentes e que podem inclusive ter temperaturas variáveis em seu interior dependendo do espaço.


Por isso eu não vou te falar como você deve organizar a sua geladeira, o melhor local para você encontrar essa informação é junto ao fabricante do seu aparelho.


A ideia do post é explicar sobre o processo de conservação dos alimentos, para otimizar a durabilidade de frutas e verduras, manter as ervas sempre frescas e evitar desperdícios de qualquer alimento que precise ser refrigerado.


ALIMENTOS QUE NÃO PRECISAM IR PARA A GELADEIRA

Como expliquei no post anterior sobre boas práticas, você deve sempre olhar no rótulo do produto a instrução do próprio fabricante sobre como ele deve ser conservado após aberto.

Muitas vezes inclusive guardamos alguns itens na geladeira apenas por hábito, como é o caso do café, alho, bananas, pão de forma ou até mesmo do vidro de mel. E isso não se faz necessário, todos esses itens podem ser armazenados na dispensa.


Contudo alguns itens como as cebolas atraem insetos, por isso prefira guardá-los na geladeira mesmo que não seja um requisito.


ARMAZENANDO OS ALIMENTOS QUE PRECISAM DE REFRIGERAÇÃO

Como cada alimento demanda de um cuidado específico, vou dividir em categorias para que você possa consultar com mais facilidade.


Lembrando sempre que itens industrializados que após serem abertos não possuem uma opção de vedação para serem guardados, como as latas por exemplo, devem ser transferidos para potes ou vasilhas com tampa.


Também opte por descartar aqueles saquinhos coloridos que vem direto da feira ou do mercado. Após higienização dos seus itens, use potes ou caso opte por sacos, use os transparentes que são vendidos em rolo e são próprios para armazenamento de insumos.


ERVAS E TEMPEROS

Após higienização, seque bem os ramos e folhagens para não deixar água acumulada. Escolha um pote hermético - se você puder, dê preferência aos que são verticais e altos, assim seus temperos ficarão de pé e a umidade natural que é criada durante o resfriamento irá escorrer para o fundo do pote.


Forre o fundo do pote com papel toalha, acomode as ervas e coloque na geladeira na parte de menor refrigeração, para que as folhas não queimem e nem congelem.


HORTALIÇAS

As verduras seguem o mesmo sistema de armazenamento das ervas e temperos, mas com a utilização de potes horizontais mesmo.


Você deve fazer a higienização da folhagem, secá-las e depois guarda em um pote hermético forrado com papel toalha.


Caso precise empilhar a folhagem nesse pote, nunca ponha uma folhagem diretamente em contato com a outra, crie as camadas intercalando com papel, para que ele possa absorver a umidade e evitar que as folhas murchem ou até mesmo apodreçam.


FRUTAS

A maioria das frutas pode ficar fora da geladeira amadurecendo naturalmente em temperatura ambiente, contudo se você morar em uma região muito quente ou está lindando com frutas muito sensíveis ou já maduras, faça uso da geladeira.

Como de praxe não esqueça que as frutas também devem ser higienizadas, e após esse processo você pode escolher se deseja armazená-las já cortadas ou inteiras.


Eu evito cortar dois tipos de frutas: as que são muito pequenas como cerejas, uvas e morangos. E as que podem oxidar e escurecer, como peras e maçãs.


Para armazenar as frutas já cortadas eu prefiro sempre as que são realmente maiores, como a melancia e o melão, assim posso porcionar melhor de acordo com a minha rotina e as mantenho fresquinhas dentro de um pote hermético.


A recomendação de validade das frutas varia de acordo com sua classificação, as frutas sensíveis como o morango, uva, figo, mamão, pêssego, ameixa, melancia e melão duram no máximo 05 dias na geladeira.


Lembrando que para conservar melhor o seu morango, basta forrar com uma camada de papel toalha no fundo do potinho escolhido e trocá-lo sempre que estiver muito úmido. Evitando assim que mofe por excesso de umidade.


Frutas regulares e com bom índice de gordura como a manga, abacate e goiaba podem durar até 02 semanas.


Já frutas mais resistentes como a pera e a maçã podem durar entre 03 e 04 semanas com excelente qualidade sem precisar fazer qualquer manutenção.


Os cítricos duram em média uma semana.


LEGUMES

Legumes são bem mais resistentes e exigem pouca manutenção, basta realizar a higienização e guardá-los secos na área de menor resfriamento da sua geladeira.


A validade dos legumes da família dos tubérculos - que são os mais resistentes - é excelente e eles podem durar até 06 meses.


As únicas exceções são os nabos e rabanetes que são um pouco mais sensíveis, então para que durem até um mês sem murchar, guarde-os em um recipiente forrado com papel toalha.

COGUMELOS

Os cogumelos não devem ser lavados, pois são como pequenas esponjas que absorvem toda umidade que entrar em contato com eles.


Por isso faça a higienização apenas utilizando uma escovinha seca ou um papel toalha, para tirar superficialmente apenas os resíduos de terra.


Para armazená-los na geladeira, devemos prezar para que mantenham seu alto teor de umidade natural. Então mantenha eles na embalagem natural ou coloque-os em um saco de papel para que respirem e armazene no compartimento mais gelado possível - em muitas geladeiras existe até aquela gavetinha para itens sensíveis. A validade para esses pequenos deve sempre respeitar a da embalagem original.


OVOS E LÁCTEOS

Tanto os ovos quanto os produtos lácteos devem ficar na geladeira, mantendo uma temperatura constante próxima de 4ºC, com uma pequena variação de acordo com o item.


Por isso você deve evitar de colocá-los na porta da geladeira. A porta é justamente o local em que abrimos o equipamento e expomos a temperatura da nossa cozinha, sendo assim, independente do modelo, é o local que mais vai sofrer com as variações de temperatura.


Então prefira dispor produtos lácteos e os ovos nas prateleiras que ficam no interior do equipamento e possuem um bom resfriamento. A validade também deve seguir o recomendado na embalagem original.


REFEIÇÕES PRONTAS OU SEMI-PRONTAS


Sempre ouvimos que não devemos colocar alimentos ainda quentes no refrigerador, pois pode danificar o equipamento.


Contudo isso se aplica a grandes volumes ou porções. Inclusive nessas situações o risco de elevar a temperatura dos outros alimentos armazenados que já se encontrão resfriados e prejudicar sua conservação é muito mais elevado, do que o risco de realmente de danificar o equipamento.


Porém, se pensarmos numa cozinha doméstica, que por natureza gera demandas de porções pequenas ou médias de alimentos que precisam ser armazenados após um almoço ou jantar, essa regra não se aplica.


Isso porque esse volume de porções não terão o poder de sobrecarregar o compressor do seu equipamento e nem vão impactar na temperatura dos outros alimentos armazenados nele.


Ou seja, você pode levar as refeições ainda quentes para serem resfriadas na geladeira sem problema algum, dessa maneira você evita as chamadas temperaturas de risco onde há proliferação de bactérias que podem gerar contaminações.


Para isso você só precisa tomar alguns cuidados, como transferir a comida da panela para um pote adequado e higienizado, assim como levar a refeição ainda quente destampada para a geladeira, evitando que se formem gotículas de suor na tampa do pote.


Somente quando esses alimentos que você colocou estiverem completamente resfriados é que você deve tampar as vasilhas.


Esse sistema vale tanto para armazenar a comida que sobrou do almoço como para preparar a sua marmita da semana inteira já que refeições duram até 05 dias na geladeira quando armazenadas corretamente.


Para conseguir conservar a refeição por períodos maiores é necessário levar o alimento para o CONGELADOR, que será o tema do próximo post sobre cozinha técnica.



COMO LIMPAR A SUA GELADEIRA

O primeiro passo é desligar o equipamento da tomada para economizar energia e depois remover todas as prateleiras, divisórias e gavetas. Lave esses itens na pia da sua cozinha, utilizando sabão neutro e o lado macio da esponja para não danificar o material acrílico. Seque e deixe reservado.

Para realizar a limpeza da geladeira em si é bem simples e o processo consiste em utilizar uma esponja umedecida em água morna e sabão neutro, depois enxaguar e por fim secar com um pano limpo e seco.

Recoloque os itens que estavam reservados e devolva os alimentos - lembrando de limpar o fundo e a lateral dos potes e vasilhas antes de devolvê-los para a geladeira.




108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page