Cozinhar pode ser prático e tem algumas receitas que salvam a gente quando precisamos dar uma improvisada rápida: é o caso desse gratinado de legumes que pode e deve ser feito com o que tiver na sua geladeira e fica pronto em apenas 30 minutos.
LEGUMES
+ 01 brócolis pequeno
+ 01 couve-flor pequena
+ 01 mandioquinha cortada em rodelas
+ 02 cenouras cortada em rodelas
+ 350g de cogumelos Paris frescos
+ 20g de manteiga
BECHAMEL
+ 500ml de leite
+ 01 colher de sopa de farinha de trigo
+ 02 colheres de sopa de manteiga
+ pitada de noz-moscada
+ sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MONTAGEM
+ 200 g de queijo mussarela ralado
01. Corte os talos do brócolis, e mantenha os buques, depois lave-os rapidamente. Faça o mesmo com a couve-flor. Descasque as cenouras e a mandioquinha e corte-as em fatias. Limpe os cogumelos com um pincel e corte-os em fatias finas.
02. Cozinhe todos os legumes no vapor - ou até mesmo na água fervente, o que for mais prático para você. Lembre-se que quanto menor e mais finas as fatias de mandioquinha e cenoura, mais rápidas, elas cozinharão.
03. Em uma frigideira, aqueça a manteiga e refogue os cogumelos, temperando com uma pitada de sal. Cozinhe apenas por cerca de 3 minutos e reserve.
04. Numa panela grande, derreta a manteiga, junte a farinha de trigo e mexa por cerca de 03 minutos ou até que a farinha esteja levemente dourada.
05. Agora coloque o leite na mistura e vá mexendo com um batedor de mão, para que a farinha dissolva e o leite engrosse. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 05 minutos, mexendo de vez em quando. No fim, tempere a gosto com a noz-moscada, sal e pimenta-do-reino moída.
06. Coloque um pouco do molho bechamel numa travessa, intercalando com os legumes cozidos e os cogumelos. A cada nova camada, coloque um pouco mais de molho.
07. Quando a travessa estiver completa, cubra com queijo mussarela e leve para gratinar em forno alto, por cerca de 15 minutos ou até que a mussarela esteja derretida e dourada.
08. Sirva diretamente no prato.
*Você não precisa descartar a casca da cenoura e da mandioquinha, aqui em casa lavamos bem os legumes e os utilizamos sem descascar. Porém se você não está acostumado, retire a casca como informado na receita, e guarde ela no freezer: você pode reutilizá-la na hora de fazer um bolinho de arroz
* Eu utilizei alguns ingredientes que costumo ter na minha geladeira, mas você pode substituir pelos que tiver me casa, como vagens, alho-poró e até mesmo pedaços de abóbora.
*Você pode substituir o bechamel por outras opções bem interessantes como requeijão, catupiry ou até mesmo molho de tomate, o que vai criar um novo prato, mas ainda muito gostoso.
Comments