top of page
Foto do escritorJessica Fiuza

[RESENHA] JOÃO E MARIA

Atualizado: 2 de dez. de 2023


Quando eu era criança adorava a história de João e Maria porque ficava sempre encantanda com a casa feita de doces - não é a toa que fui parar na área de confeitaria né?


Por isso não pensei duas vezes antes de comprar essa versão, sombria e encantada do Neil Gaiman.


Gaiman é um contador de histórias como poucos são: ele tem a habilidade de resgatar narrativas com as quais já estamos acostumados, nos reapresentá-las de forma bastante simples e ainda causar fascínio.


O trabalho do ilustrador italiano, Lorenzo Mattotti é primoroso e destoa bastante das pinceladas normalmente coloridas e vibrantes que o artista adota em suas produções mais famosas.


Contudo, só de abrir o livro você já consegue traçar um paralelo e identificar muitas semelhanças com uma série de serigrafias de sua autoria, pouco conhecidas, que recebeu o nome de Florestas, exposta em 2009.

O estilo adotado por Mattotti é essencial para o clima proposto por Gaiman, uma vez que as palavras do autor parecem nos prender em um emaranhado de sentimentos contraditórios, que vão desde o desespero e a aspereza da pobreza humana, quanto o otimismo descabido que nos faz torcer por um final feliz.


Apesar de oferecer uma experiência de leitura muito interessante, a história não sofre muitas transformações e segue bem fiel a sua versão original, Hänsel und Gretel, publicada pela primeira vez em 1812 na primeira coleção de contos de fadas dos Grimm.


Sendo assim, a obra de Gaiman é indicada para quem procura uma versão bem escrita e com belíssimas ilustrações, sendo dispensável para quem procura por uma releitura original ou por uma versão diferenciada.



Sinopse: “O prestigiado escritor Neil Gaiman e o brilhante ilustrador Lorenzo Mattotti se encontram para recontar o clássico João e Maria. Familiar como um sonho e perturbador como um pesadelo, o conto narra a saga de dois irmãos que, em tempos de crise e falta de esperança, são abandonados pelos próprios pais e precisam enfrentar com coragem os perigos de uma floresta sombria.

Em um texto poético, Gaiman revive a tradição dos contos de fada, dando profundidade à aventura dos irmãos, mas sem abandonar a autenticidade e o talento único de mesclar realismo e fantasia que o transformaram em um dos maiores autores de sua geração. Mattotti, por sua vez, dá um ar inteiramente novo ao clássico. Seus traços criam um jogo de luz e sombra, permitindo que o leitor desvende aos poucos a imagem, assim como os segredos da história de João e Maria.” Fonte: Editora Intrínseca. FICHA TÉCNICA

Título: JOÃO E MARIA

Autor: Neil Gaiman

Ilustrador: Lorenzo Mattotti

Tradução: Augusto Calil

Editora: Intrínseca

Páginas: 64

205 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page