top of page
Foto do escritorJessica Fiuza

MANTENHA-SE SIMPLES


A simplicidade é um estado mental que nos sugere manter o foco no que realmente importa para obtermos resultados mais eficientes, então por que não utilizar como uma ferramenta para mantermos a nossa tranquilidade e alegria? 


O coração desse blog, é a crença de que se você tem um teto sobre a sua cabeça, uma refeição feita com carinho e pessoas amadas para compartilhar bons momentos, então você já tem tudo que você precisa.


Todo o resto: as dicas, roteiros e receitas são apenas ferramentas que nos permitem otimizar o nosso tempo, organizar melhor nossa rotina e complementar nosso conhecimento.

Mas a base fundamental para que todas essas ferramentas funcionem, é apenas cultivarmos a simplicidade.


E o melhor de tudo é que fazer isso não custa nada, afinal não é algo que você precisa comprar. Não te exige conhecimento prévio e nem muito esforço. Na verdade, se trata apenas de compreensão e aceitação.


Para isso precisamos voltar ao básico e definir algumas diretrizes que nos guiem nessa jornada de uma forma equilibrada e funcional.


VAMOS LÁ?

01- Minimalismo

Reduzir ao mínimo o emprego de elementos, objetos ou recursos que usamos não é apenas uma questão de design moderno mas uma necessidade orgânica.

É claro, que você não precisa mobiliar a sua sala de estar apenas com uma cadeira da cor da parede de frente para um vaso de planta como fazem no Pinterest, para só então alcançar a plenitude mental. 


Na verdade tudo é uma questão de equilíbrio.  


O interessante é você entender que quanto menos os móveis pesarem no ambiente mais você terá espaços mentais de reflexão e menos cansativo aquele lugar vai se tornar. 


Além disso quanto menos objetos você tiver e menos ingredientes diferentes precisar usar, mais você vai reduzir seus gastos financeiros (seja com a compra ou manutenção), e o tempo empregado naquela tarefa - seja da limpeza ou preparo de uma refeição.

02- Funcionalidade 

Não adianta falar em minimalismo levando em consideração apenas o conceito estético e não pensar na funcionalidade que cada item demanda e proporciona para o seu dia a dia.


Por isso adotar postura pragmática garante o andamento das estratégias de planejamento e traz mais resultados, pois permite que você se baseie no valor prático das coisas.


03- Acessibilidade

Há varias formas de pensarmos em acessibilidade, seja pela reutilização de algo que já possuímos, seja pela reciclagem, fazendo compras de segunda mão ou até mesmo priorizando qualidade invés de quantidade.


Todas essas estratégias permitem um barateamento do custo de vida que temos, fazendo com que economizemos dinheiro e ainda ajudemos o planeta. 


04-  Foco no Natural

Fazer uso de materiais naturais, assim como se se inspirar em formatos orgânicos e permitir o contraste de cores e texturas, vai aguçar sua capacidade criativa, desafiar os seus sentidos e criar um resultado mais harmônico e até mesmo aconchegante.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page