A mistura dos deliciosos tomates italianos e tomates cereja são a combinação simples e perfeita para fazer um molho básico mas cheio de personalidade que vai perfumar a sua cozinha, adoçar o paladar e encantar quem estiver na mesa.
+ 400g de tomates italianos
+ 400g de tomate cereja
+ 02 colheres de sopa de azeite
+ bouquet garni de ervas aromáticas
+ uma pitada de canela em pó
+ duas pitadas de sal
01. Comece montando o bouquet garni com as ervas aromáticas que você tiver disponível, elas irão incorporar sabor ao seu molho e aromatizar ainda mais a comida. Nessa receita eu utilizei um ramo de alecrim, um ramo de louro, um talo de salsão e um ramo manjericão.
Higienize bem as folhas e depois junte todas elas e amarre bem com a ajuda de uma linha ou até mesmo de uma folha de capim santo.
02. Agora corte os tomates italianos, retirando apenas o talo. O corte pode ser em rodelas ou cubos, quanto menor o pedaço mais rápido eles irão cozinhar.
03. Numa panela grande regue azeite e junte os tomates italianos, os tomates cereja e o bouquet garni. Tempere com duas pitadas de sal e cozinhe tudo em fogo baixo por cerca de 30 minutos ou até que os tomates tenham se desmanchado por completo.
04. Mexa de vez em quando para que as folhas das ervas não grudem na lateral ou fundo da panela, porém faça isso de maneira delicada para que o bouquet gani não se desmanche.
05. Quando o cozimento estiver completo, com a ajuda de um pegador, retire o bouquet garni da panela.
06. Experimente o molho para saber se necessita de mais sal, caso precise acerte o sal conforme sua preferência. Finalize com uma pitada de canela em pó.
Os melhores tomates para molho são os Pomodoros San Marzano e os Pachino, mas devido ao elevado custo dessas variedades no Brasil você pode utilizar os tradicionais 'tomates italianos" que são vendidos nas feiras e mercados.
Escolha sempre os tomates mais maduros.
Muitas pessoas retiram as peles ou as sementes durante o preparo do molho, eu prefiro aproveitar o tomate de forma integral, sem desperdiçar nada. Só retiro realmente o talo e a sua "coroa" porque estes não desmancham durante o cozimento.
Cozinhar em fogo baixo garante que o molho não queime e cozinhe no tempo correto para integrar todos os sabores das ervas e apure a doçura natural do tomate.
Não bata o molho de tomate pois isso fará com que ele perca a cor vermelha intensa natural que possui e fique alaranjado. O molho cozido no tempo adequado já fica bem homogêneo porém rústico. Porém, se mesmo assim, você quiser um molho ainda mais fino, passe ele por uma peneira.
Molho de tomate não precisa de açúcar para cortar acidez, isso é um mito culinário e na verdade recurso para quando os tomates não estão muito maduros e não possuem a doçura que deveriam ter naturalmente.
O tomates cerejas já são extremamente doces por natureza, por isso são uma ótima opção para balancear a acidez do seu molho de tomate.
A pitada de canela dá um toque exótico e bem interessante para o molho, mas caso você não goste basta não utilizar. Outra opção para fechar o sabor desse molho, é usar uma colher de café de molho inglês.
Comments