A melhor maneira de explicar a moussaka (mussaca), seria dizer que ela é como uma versão grega e deliciosa da lasanha italiana.
Originalmente recheada com ragu de carne de cordeiro, o principal diferencial da moussaka para a lasanha tradicional é que ela costuma ter no lugar da massa, camadas de berinjela e abobrinha.
São essas camadas que vão estruturar o assado e enriquecer ainda mais os sabores do prato.
Para deixar a versão aqui do blog ainda mais especial, os legumes serão protagonistas e a nossa moussaka será vegetariana.
PARA AS CAMADAS
+ 02 berinjelas médias cortadas em fatias finas no sentido longitudinal e deixadas de molho em água com sal por aproximadamente 01 hora
+ 02 abobrinhas médias cortadas em fatias finas, também no sentido longitudinal
+ Azeite para untar a frigideira
PARA O RAGU DE ASPARGOS
+ 1/2 cebola roxa
+ 06 tomates italianos maduros
+ 01 ramo de aspargo fresco (cerca de 40g)
+ 08 azeitonas pretas fatiadas
+ 02 colheres de sopa de azeite
+ 02 colheres de sopa de manteiga
+ folhas de manjericão fresco, sal e pimenta-do-reino moída á gosto
PARA O MOLHO BÉCHAMEL
+ 100g de farinha de trigo
+ 100g de manteiga sem sal
+ 01 litro de leite integral
+ sal e noz moscada á gosto
PARA A FINALIZAÇÃO
+ 50g de queijo parmesão ralado
+ 150g de queijo muçarela ralado
01. Unte a frigideira com azeite e grelhe as fatias de berinjela e de abobrinha até que dourem. Faça isso aos poucos e com paciência, evitando amontoar uma sobre a outra. Reserve.
02. Para começar o ragu, coloque o azeite numa panela, então corte a cebola e refogue até que esteja dourado.
03. Pique o aspargo e acrescente a panela, refogando por cerca de 03 minutos ou até que esteja macio e acrescente a azeitona fatiada.
04. Agora bata os tomates no liquidificador e acrescente o sumo á panela.
05. Cozinhe tudo até que o molho reduza, evaporando o líquido e engrossando.
06. Acrescente as duas colheres de sopa de manteiga, mexa bem e acerte o sal, a pimenta e tempere com manjericão. Reserve
07. Comece a fazer o molho bechamel com o roux de farinha de trigo e manteiga, misturando os dois numa panela e cozinhando em fogo baixo até que doure levemente.
08. Aos poucos acrescente o leite integral e vá mexendo com ajuda de um fuet para que não crie grumos. Faça isso até que complete o 01 litro de leite, tempere com o sal e a noz moscada, então continue cozinhando em fogo baixo até que engrosse. Reserve.
09. Pré-aqueça o forno á 180º C por 15 minutos e enquanto ele aquece comece a montagem da moussaka, dispondo uma camada de berinjela por todo fundo da travessa, seguido por uma camada de abobrinha, para então espalhar o ragu e o bechamel por cima delas.
10. Cubra com novas camadas de berinjela e abobrinha, sempre repetindo essa ordem até chegar ao topo.
11. Por último, misture o queijo parmesão com a muçarela e cubra a travessa, levando para assar no forno por cerca de 30 minutos ou até que o queijo esteja completamente derretido e gratinado.
Para fazer a moussaka tradicional basta utilizar o ragu de carne moída ou desfiada.
Você pode substituir as camadas de abobrinha por camadas de batata fatiada.
Caso seu molho bechamel crie grumos, não se desespere, use um mixer de mão para bater e homogeneizar o molho.
O tamanho da travessa dependera se você prefere a moussaka mais alta ou baixa, assim como a espessura das suas camadas. Por isso todo processo é muito intuitivo e você pode adaptar a montagem de acordo com a sua preferência.
Comments