Saber fazer uma boa mousse de chocolate é essencial, porque cai perfeitamente bem pra qualquer situação. Você pode comer um potinho em frente TV ou até mesmo servir para alguém especial após um jantarzinho mais romântico.
Isso sem contar que ainda livra a gente de ter que ficar comprando aquelas caixinhas medonhas de pózinho com gosto de amido de milho no supermercado.
+ 200ml de creme de leite fresco
+ 150g de chocolate meio amargo
+ 50g de chocolate ao leite
+ 03 ovos médios
+ 02 colheres de sopa de açúcar refinado
+ raspas de chocolate, cacau em pó e açúcar de confeiteiro para decorar
01. Coloque o creme de leite em uma panela pequena em fogo médio e deixe aquecer.
Enquanto isso, corte o chocolate em pequenos pedaços. Uma vez que o creme de leite estiver quente - não precisa ferver - desligue o fogo e acrescente o chocolate. Deixe repousando para que o chocolate derreta com o calor do creme por 5 minutos.
02. Pegue os ovos e separe as claras das gemas. Guarde as gemas e utilize apenas as claras, colocando em uma vasilha de vidro, junto do açúcar em banho-maria. Mexa o tempo todo para que as claras não cozinhem, faça isso até que o açúcar esteja dissolvido.
03. Transfira as claras para a batedeira e bata em neve, até que se formem picos firmes ou que o merengue já esteja frio.
04. Volte pra a vasilha de chocolate com creme de leite - a essa altura o chocolate já deve estar derretido - e mexa com uma espatula apenas para que os dois ingredientes terminem de se misturar de forma homogênea.
05. Aos poucos, vá despejando o chocolate ás clara em neve e misturando delicadamente com uma espátula. Faça isso com bastante calma e delicadeza porque queremos manter o máximo de ar incorporado para que a mousse fique bem aerada.
06. Coloque em copos, taças ou ramekins e cubra com um filme plástico, levando á geladeira por pelo menos 30 minutos ou ao congelador por apenas 10 minutinhos.
07. Retire da geladeira, retire o plástico e decore conforme preferir para servir. Eu gosto de polvilhar cacau e pó em uma das metades do topo e polvilhar açúcar de confeiteiro na outra metade, criando um contraste de cores bem interessantes. Depois coloco raspas de chocolate.
* Não descarte as gemas, aproveite para as reutilizar em uma outra sobremesa ou até mesmo para incrementar uma omelete ou pincelar sobre um pão de antes de assá-lo.
*Quando for cobrir com um filme plástico, lembre-se de sempre colocar o filme rente/ em contato direto com creme, fazer isso impede que se crie aquela película mais firme no topo do doce.
Comments