top of page
Foto do escritorJessica Fiuza

NEIL GAIMAN, A BELA E A ADORMECIDA [RESENHA]


Dois contos de fadas clássicos se juntam nesta obra de Neil Gaiman (Belas Maldições, 1990) criando um spin-off único e envolvente.


Nos presenteando com as ilustrações de Chris Riddell, Gaiman resolveu reunir as histórias da Branca de Neve e da Bela Adormecida, descrevendo com riqueza de detalhes ao longo de 72 páginas a saga  de uma rainha destemida que estava determinada a salvar seu reino de uma antiga maldição.


Nomes são dispensáveis para o autor e a narração ganha vida á cada associação que fazemos com as histórias antigas que já conhecemos.

Logo no inicio da trama, a Rainha descobre por meio dos anões que um feitiço de dormir se alastra pelos territórios vizinhos, se tornando cada vez mais um perigo real para o seu povo. Por isso ela adia a cerimonia de seu próprio casamento e embarca em uma curiosa aventura labiríntica para desfazer este mal antes que seja tarde demais.


A maneira como Gaiman retrata a força de suas personagens femininas e as histórias se entrelaçam, revelando um espectro de outras inovações fantásticas é de tirar o fôlego do leitor. 


!!! ALERTA DE SPOILER !!!


E apesar de todo borborinho sobre esta ser uma obra "feminista", ela não é de forma alguma uma obra política. O núcleo de personagens é de fato majoritariamente feminino, mas a trama como um todo nos fala sobre a capacidade de sermos protagonistas de nossas próprias vidas e responsáveis pelas escolhas que fazemos, sejam elas boas ou más.  

“Uma mulher não precisa ser salva por um príncipe. Não tenho muita paciência para histórias em que mulheres são resgatadas por homens.”

É assim que Neil Gaiman explica a polêmica da cena do beijo entre duas mulheres no meio do livro que foi publicado em 2014. 


A entrevista de Gaiman já revela o tom e o ritmo do livro, que proporciona uma leitura rápida, cheia de surpresas mas sem qualquer tipo de enrolação ou complicação.


Tanto que é possível ler todo o livro no caminho para o trabalho, no horário de almoço ou pouco antes de dormir.  


Com relação às ilustrações, este é o melhor trabalho de Chris Riddell até hoje.

Riddell inclusive já trabalhou anteriormente com Gaiman na edição infantil do The Graveyard Book.


Aqui, seus desenhos belamente detalhados remetem ao gótico e permitem que nós leitores possamos observar um pouco mais desse mundo fantástico que Gaiman forjou.

Sinopse:

“Uma rainha disposta a decidir o próprio futuro, e a princesa que precisa de resgate não é exatamente quem parece ser. Em uma sombria e fascinante história, as mais queridas heroínas dos contos de fadas são reinventadas de maneira brilhante por Neil Gaiman, em parceria com o ilustrador Chris Riddell. Em A Bela e a Adormecida, a história de Branca de Neve se entrelaça com a da Bela Adormecida em uma incrível releitura contemporânea, acompanhado das ilustrações de Chris Riddell.


Primeiro lugar na cobiçada lista dos mais vendidos do The New York Times, A Bela e Adormecida tem projeto gráfico sofisticado, edição em capa dura e sobrecapa com papel transparente. As ilustrações de miolo são em preto e branco, mas acompanhadas de pantone dourado que dão destaque a detalhes da trama.

No livro, uma jovem rainha é informada, na véspera de seu casamento, sobre uma estranha praga que assola as fronteiras do seu reino. Um sono mágico se espalhava pelo território vizinho e ameaçava os seus domínios. Na companhia de três anões, ela abandona o fino vestido da festa, pega sua espada e armadura e parte pelos túneis dos anões para o reino adormecido. Uma viagem repleta de ação e suspense, até uma estonteante descoberta.


Um dos maiores nomes da literatura de fantasia da atualidade, admirado por várias gerações de leitores em todo o mundo, Gaiman une-se a um dos mais premiados ilustradores britânicos para criar uma obra surpreendente, uma releitura atual das duas mais conhecidas princesas, repleta de magia e aventura capaz de hipnotizar o mais exigente dos leitores.”


Fonte: Editora Rocco.


FICHA TÉCNICA Título: A BELA E A ADORMECIDA Autor: Neil Gaiman Ilustrador: Chris Riddell Tradução: Renata Pettengill Editora: Rocco Páginas: 70

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page