Não tem comida mais aconchegante do que uma massa caseira bem feitinha, por isso vou ensinar um nhoque de abóbora com especiarias que derrete na boca e é um verdadeiro abraço em dias frios.
+ 500g de abóbora kabocha
+ 200g de farinha de trigo
+ 10g de sal
+ 02 colheres de sopa de azeite
+ 01 colher de chá de canela em pó
+ 01 colher de chá de páprica doce
+ 01 colher de café de noz moscada
+ 01 colher de café de gengibre em pó
+ 01 colher de sopa de açúcar mascavo
+ água fervente para cozinhar
01. Corte a abóbora em fatias e coloque numa vasilha grande, regue com as duas colheres de sopa de azeite e misture com todas as especiarias. Mexa bem para que o tempero banhe todos os pedaços uniformemente.
02. Disponha as fatias em uma assadeira e leve para assar em forno pré-aquecido até á 225ºC por cerca de 20 minutos ou até que estejam completamente macias.
03. Retire do forno e com ajuda de uma colher, retire somente a polpa da abóbora, dispensando a casca - que pode ser reaproveitada para outros usos.
04. Leve a polpa da abóbora para uma tigela e amasse, formando um purê. Tempere com o sal e misture bem.
05. Junte a farinha de trigo e misture apenas para que a massa fique homogênea - não precisa sovar.
06. Coloque a massa em um saco de confeitar e pingue pequenas porções do nhoque na água fervente, quando os nhoques flutuarem é porque estão cozidos, então retire-os com ajuda de uma escumadeira e disponha em um refratário.
07. Finalize com o seu molho favorito e sirva ainda quente.
Assar a abóbora garante uma massa menos úmida do que se fosse cozida em água ou até mesmo no vapor, além e conferir um sabor mais aromático.
O tempo para assar é estimado, mas vai depender da quentura do seu forno e até mesmo da espessura das fatias de abóbora que você cortou, lembre-se que quanto mais finas, mais rapidamente elas assarão.
A casca de abóbora assada é muito saborosa e você pode utilizar para fazer bolinhos fritos, cozinhar junto do feijão.
Colocar a massa em um saco de confeitar ajuda manusear o nhoque sem precisar acrescer mais farinha - que em excesso rouba o sabor de destaque da abóbora.
Para finalizar eu gosto de usar o molho de tomate como combinação, pois p tomate tende a se favorecer da canela e vice versa, além disso, na foto servi acompanhada de uma salada de rúcula com lascas de parmesão.
Comments