Para a Páscoa desse ano de 2022 a receita especial é um creme de avelãs caseiro, ou seja uma Nutella feita em casa.
O resultado é uma delícia para acompanhar aquela fatia de pão bem fofinho no café da manhã e você pode ajustar a receita com a quantidade de mel ou açúcar que preferir e até mesmo brincar e trocar alguns ingredientes.
+ 250g de avelã torrada e sem casca
+ 150g de chocolate meio amargo
+ 150g de chocolate ao leite
+ 20g de mel
+ 10g de cacau e pó
+ 30g de óleo vegetal da sua preferência
+ 01 colher de café de extrato de baunilha
01. Num liquidificador coloque as avelãs já torradas e sem casca, triture bem até que vire um pó fino.
02. Acrescente o óleo de canola e bata mais um pouco, não tenha pressa porque quanto mais lisa ficar essa mistura, mais cremoso e homogêneo ficará o seu creme de avelãs no final.
03. Agora coloque o cacau em pó, o mel e o extrato de baunilha, misture novamente até que esteja tudo incorporado.
04. Numa vasilha a parte derreta os dois tipos de chocolate, seja em banho-maria ou até mesmo no micro-ondas em potência média.
05. Coloque o chocolate derretido junto da mistura no liquidificador e misture por mais alguns segundos, até obter um creme homogêneo.
06. Guarde em um pote ou vasilha com tampa.
Dependendo da sua região, caso não encontre avelãs, você pode substituí-las por amêndoas, isso mudará um pouco o sabor do creme, mas ele continuará delicioso.
Para torrar e descascar as avelãs. leve-as para o forno por 15 minutos a 180ºC. Com elas ainda quentes, coloque sobre um pano de prato seco e as esfregue. Tudo bem se não saírem todas as cascas.
Caso use as amêndoas, tire a pele escaldando em água fervente.
Eu utilizei um liquidificador bem potente com 06 lâminas, contudo se você sentir que esta forçando seu equipamento, prefira utilizar um processador de alimentos.
Você pode usar o óleo vegetal que melhor se adaptar, eu prefiro sempre usar de canola, girassol ou algodão
Eu utilizo o mel e o extrato de baunilha por uma preferência pessoal, mas você pode tranquilamente substituir por açúcar de confeiteiro ou açúcar mascavo e a essência de baunilha. Se preferir pode até mesmo utilizar a essência de avelãs para intensificar ainda mais o sabor do seu creme.
Assim como a Nutella, se você levar esse creme para a geladeira ele irá endurecer, então prefira armazenar em temperatura ambiente.
Um produto caseiro nunca fica exatamente igual ao industrializado, principalmente por causa da textura das avelãs, a versão caseira é muito saborosa, rica em chocolate mas possui o granulo típico das oleaginosas.
Comments