PANNA COTTA DE DOCE DE LEITE COM PRALINÉ
- Jessica Fiuza
- 2 de jan.
- 3 min de leitura

Para começar 2025 desejando muita doçura e prosperidade, a primeira receita desse ano aqui do blog foi pensada com muito carinho e nos mínimos detalhes de cada ingrediente para simbolizar esperança, nobreza e afeto.
É uma panna cotta muito especial feita com doce de leite uruguaio e finalizada com calda de caramelo salgado e praliné de nozes.
Para facilitar o processo, eu sempre recomendo fazer esse tipo de sobremesa que precisa de refrigeração no dia anterior e deixar ela gelando durante a noite. Assim você tem um doce bem geladinho, firme e só precisa se preocupar com os detalhes na hora de servir no dia seguinte.
Vamos lá?!

PANNA COTTA
250ml de leite
250g de doce de leite
500ml de creme de leite fresco
1/4 de xícara de chá de açúcar refinado
12g de gelatina em pó sem sabor
60ml de água para hidratar a gelatina
CARAMELO SALGADO
240 gramas de açúcar branco
110 gramas de água em temperatura ambiente
180 gramas de creme de leite fresco
80 gramas manteiga com sal
15ml de extrato de baunilha
01 colher de café de sal grosso
PRALINÉ DE NOZES
01 xícara de nozes
1/2 xícara de açúcar refinado

PANNA COTTA
01. Em uma vasilha grande, hidrate a gelatina com água gelada e reserve.
02. Enquanto a gelatina hidrata, em uma panela em fogo baixo você deve misturar o leite, o doce de leite, o creme de leite fresco e o açúcar refinado. Misture o tempo todo e faça isso até que o doce de leite e o açúcar tenham dissolvido por completo e se misturado aos líquidos.
03. Quando atingir 60º C (antes de ferver), desligue o fogo e derrame esse creme sobre a gelatina que estava reservada, mexendo com ajuda de uma espátula.
04. Sirva em potinhos, taças ou onde desejar e leve para resfriar por pelo menos 06h00.
CARAMELO SALGADO
05. Em uma panela em fogo alto, coloque o açúcar e misture com a água, deixando que os dois cozinhem até que atinjam uma cor âmbar/dourada bem bonita e vibrante.
06. Neste momento, desligue o fogo e adicione a manteiga, o creme de leite, a baunilha e o sal grosso. Misture tudo muito bem e vigorosamente para que incorpore e fique uniforme.
07. Quando estiver morno, adicione sobre a panna cotta já resfriada e firme, espalhando com delicadeza.
PRALINÉ DE NOZES
08. Derreta o açúcar refinado em uma panela até que doure, desligue o fogo, adicione as nozes chilenas picadas e mexa para que o caramelo possa aderir á todas as nozes
09. Derrame o praliné sobre um tapete de silicone ou uma travessa forrada com papel manteiga, espalhe muito bem com ajuda de uma espátula e deixe descansar por pelo menos 40 minutos para que o praliné seque bem
10. Com ajuda de uma faca quebre o praliné e polvilhe sobre as taças de panna cotta.

Você pode utilizar o doce de leite de sua preferência, mas eu gosto mais da textura aveludada e da nota frutada e marcante do doce de leite uruguaio.
Eu prefiro sempre levar as panna cotta para geladeira após já estarem mornas, para que as porções não sofram um choque térmico. Para isso normalmente deixo elas em cima de um balcão enquanto vou limpando a louças utilizadas na receita.
Você pode utilizar qualquer castanha no lugar das nozes e até mesmo fazer um mix com todas elas misturadas.
Comentários