top of page
Foto do escritorJessica Fiuza

PANQUECA DE ESPINAFRE

Atualizado: 2 de dez. de 2023


Estava conversando com a Vê Domingues da Fática sobre como as vezes com a correria do dia a dia fica difícil improvisar receitas rápidas e por isso a gente acaba comendo sempre a mesma coisa.


Por isso hoje começa uma nova série de receitas rápidas aqui no blog.


Toda semana vai ter uma receita que leva no máximo 15 minutos, faz pouca bagunça e é muito saborosa.


Pra estrear essa categoria eu escolhi uma das minhas receitas de massa favorita: a panqueca de espinafre do Jamie Oliver.


Descobri essa receita quando comprei o livro Ultimate Veg do Jamie e já fui logo testando essa panqueca porque ela parecia incrível de tão simples que era. Você pode conferir a receita original no site dele que está linkado aqui.


E realmente não tem segredo nenhum, essa receita é tão simples que mesmo eu tendo feito algumas mudanças na estrutura pra ela se adaptar melhor á minha rotina ela continua sendo extremamente fácil e versátil. Essa é a minha versão que é inclusive sem fermento, vamos lá!


+ 01 ovo grande

+ 1/2 limão siciliano

+ 1/2 colher de chá de sal

+ 1/2 xícara de leite integral

+ 1/2 xícara de iogurte natural sem açúcar

+ 01 xícara de farinha de trigo branca e sem fermento

+ 200g de folhas de espinafre, lavadas e secas

+ uma pitada de noz moscada ralada

+ manteiga conforme necessário para untar a frigideira

01. Raspe a casca de 1/2 limão, depois corte e aproveite esta metade que você já retirou as raspas para extrair o suco. Coloque tanto as raspas da casca quanto o suco do limão no copo do liquidificador.


02. Acrescente todos os outros ingredientes e vá batendo a mistura, deixando sempre a farinha de trigo por último, para que seja acrescentada aos poucos e não sobrecarregue o motor do seu liquidificador.


03. Quando a massa estiver lisa, verdinha e homogênea, basta aquecer uma frigideira, untar com manteiga e só então colocar a massa de panqueca. Cozinhe por 01 ou 02 minutos em fogo médio.


04. Quando a massa mostrar cozimento no centro e estiver soltando com facilidade das laterais, vire a panqueca e cozinhe por mais 01 minuto para que doure.


05. Retire a panqueca da frigideira e sirva. Repetindo o processo de cozimento com todo o restante da massa.

  • Guarde a metade que sobrou do limão embrulhada em plástico filme na geladeira. Você pode aproveitá-la para temperar o recheio que escolher para a sua panqueca ou até mesmo a salada se fizer uma para acompanhá-la.

  • A receita original pedia uma farinha com fermento porém eu estou tão acostumada a fazer uma receita de panqueca de cenoura que não leva nenhum fermento que quis testar se essa de espinafre também funcionaria sem e deu super certo: a massa continuou levinha.

  • Você pode usar tantos recheios quentes quanto recheios frios e mais refrescantes. Eu já testei tanto com frango desfiadinho com requeijão e molho pomodoro, quanto esse da foto que são avocados maduros com cebola roxa, creme de queijo suíço, tomate cereja colorido e lascas de parmesão.

  • Para fazer o creme de queijo suíço eu utilizei 170g de iogurte natural batido com 100g de queijo tipo suíço cremoso e uma pitada de sal.







70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page