O segredo da pizza bem feita está na massa: ela tem que ser fininha, mas firme, sempre muito crocante e muito saborosa.
Essa receita é coringa e funciona tanto para recheios leves quanto para os mais pesados que precisam de suporte adequado.
+ 09g de fermento biológico seco
+ 250ml de água mineral
+ 375g de farinha de trigo 00
+ 02 colheres de sopa de azeite
+ uma pitada de sal
01 Em uma tigela misture a farinha de trigo, o fermento biológico seco e o sal.
02 Com as mãos, faça um cavidade no centro e despeje o azeite e a água.
03. Misture tudo muito bem.
04. Polvilhe farinha de trigo em uma bancada, transfira a massa para ela e sove por pelo menos 10 minutos.
05. Pincele outra tigela com azeite de oliva, coloque a massa, tampe com filme plástico e deixe descasando até que dobre de volume - pelo menos 01h00.
06. Quando a massa tiver crescido, abra a massa, coloque sobre um tabuleiro ou uma forma enfarinhada e leve para pré-assar em forno alto.
07. Quando a massa estiver levemente dourada e o fundo já estiver firme, retire do forno com cuidado, acrescente o molho e a cobertura que preferir e volte a pizza para o forno de modo que termine de assar.
08. Quando a massa estiver completamente dourada e o seu recheio estiver de acordo com o desejado, basta tirar e servir.
COBERTURA
Vou dar uma opção diferente e muito sexy para você: com a crosta crocante, figos caramelizados e rúcula fresca: essa combinação vai fazer você se apaixonar!
01. Quando a massa estiver pré-assada, retire do forno e cubra com uma camada generosa de pesto de rúcula, parmesão e amêndoas.
02. Depois cubra com mozarela de búfala e figos bem maduros fatiados. Volte a pizza para o forno para que termine de assar. Espere a massa ficar dourada, o queijo derreter e o figo caramelizar.
03. Retire a pizza do forno, finalize com folhas de rúcula bem fresca e regue uma fio de azeite extra virgem. Sirva.
A farinha de trigo 00 permite que você tenha uma massa mais crocante e fininha ao mesmo tempo, evitando aquele resultado bolachinha. Mas se você não conseguir encontrá-la não precisa deixar de fazer a pizza por causa disso: use a farinha de trigo tradicional.
Muitas receitas utilizam água morna, porém isso vem de um costume europeu, onde é necessário aquecer a água para que ela fique não fique tão gelada por causa do clima. Como estamos no Brasil, á menos que você esteja em uma cidade muito fria, pode utilizar água em temperatura ambiente mesmo.
Essa receita pode render até 02 massas para pizza grande, depende a espessura que você deseja.
Comments