Tem como não amar um pão italiano bem crocante e quentinho, que acabou de sair do forno?
Por isso eu resolvi trazer uma das receitas que mais fazem sucesso entre os meus clientes - e também entre os meus alunos: o No-knead bread
Ou como a gente bem conhece ele por aqui no Brasil, um pão italiano sem sova.
Para fazer essa receita você não vai precisar de nenhum ingrediente especial ou conhecimento técnico.
Na verdade, tudo que você vai precisar é de paciência, pois é justamente a fermentação lenta que vai ser a responsável por formar a cadeia de glúten para a nossa massa, resultando em alvéolo bem definidos e bonitos.
+ 440g de farinha de trigo
+ 10g de fermento biológico fresco
+ 360 g de água
+ 10 g de sal
MONTAGEM
+ farinha de trigo integral para polvilhar sobre o pão
01. Em uma tigela coloque a farinha de trigo e o sal e reserve.
02. Em outra vasilha, esfarele o fermento biológico fresco sobre a água e misture bem para que ele se dissolva por completo.
03. Acrescente a água com fermento á tigela de farinha de trigo e com a ajuda de uma espátula misture tudo para que os ingredientes se incorporem e a massa fique homogênea.
04. Com a massa pronta, guarde-a em um pote plástico bem grande e com tampa. Lembrando que o pote deve caber pelo menos o dobro dessa quantidade, já que a massa irá crescer e ganhar muito volume.
05. Agora deixe a massa descansar na geladeira por pelo menos 10h00. Essa será a nossa primeira etapa de crescimento.
06. Após esse período, com a ajuda da espátula, retire a massa da tigela e coloque sobre o seu balcão que deve estar bem enfarinhado para que você consiga modelar o pão numa grande bola redonda.
07. Uma vez que ele foi modelado, coloque-o sobre uma folha de papel manteiga e deixe novamente descansando, dessa vez não tem um tempo exato e deve ser até que dobre de volume. Essa será a nossa segunda etapa de crescimento.
08. Enquanto isso pré-aqueça o forno á 230º C
09. Quando a massa estiver bem inchada, faltando pouco para atingir seu tamanho ideal, coloque uma panela com tampa para aquecer dentro do forno e deixe por 10 minutinhos.
10. Só quando a panela estiver bem quente é que você deve retirá-la do forno, destampa-la e com cuidado transportar a massa - junto da base de papel manteiga -, para dentro da panela.
11. Polvilhe um pouco de farinha de trigo integral sobre o pão e depois com a ajuda de uma faca faça um leve corte no topo para que atinja o seu potencial máximo de crescimento enquanto estiver assando.
12. Tampe a panela e coloque-a no forno, assando o pão por cerca de 20 minutos. Após esse tempo, retire apenas a tampa da panela e deixe que o pão termine de assar por mais 20 minutos ou até que a casca doure.
13. Tire do forno e coloque sobre uma grade para resfriar por pelo menos 10 minutos, antes de servir.
* Caso deseje usar fermento biológico seco, basta substituir por 03 gramas.
*Se for utilizar fermento natural refrescado (como o levain), substitua por 90 gramas.
* Você pode usar uma panela de cerâmica, inox ou até mesmo uma panela de ferro. Importante é apenas que a panela não itens de plástico no cabo ou na tampa para que não derreta no forno.
* Para transportar a massa com a base de papel manteiga para dentro da panela, basta segurar pela extremidade do papel, levantando com delicadeza e colocando dentro sem que toque nas laterais da panela, que deve estar quente.
* O papel ajuda tanto no transporte da massa quanto não permite que o pão grude no fundo.
* Para uma versão mais rústica você pode descartar o uso de papel manteiga e apenas polvilhar farinha de trigo branca dentro da panela de ferro, colocando o pão para assar diretamente nessa superfície apenas enfarinhada.
* É importante resfriar o pão sobre uma grade para que ele não acumule umidade na parte inferior e acabe até mesmo mofando nessa região depois de dois ou três dias.
* Se você não tiver uma grade para resfriar o pão, vale até mesmo usar a grade do forno, desde que ele esteja limpo, desligado e com a porta aberta para circular ar.
Comments