Essa receita é uma opção bem saborosa do tradicional quibe vegetariano de abóbora, pois ressalta toda doçura da abóbora e traz as especiarias de forma bem marcante.
Mas como o quibe feito em travessa é mais uma técnica do que uma regra, então você pode aproveitar e adaptá-lo sempre pelos ingredientes que tiver a sua disposição e até mesmo brincar na cozinha e tentar uma versão recheada.
+ 750g de abóbora cabotiá
+ 70g de trigo fino
+ 30g de quinoa em flocos
+ 100g de noz pecã
+ 02 colheres de sopa de azeite
+ 01 colher de sopa de manteiga
+ 02 dentes de alho
+ 1/2 cebola pequena
+ 02 colheres de sopa de açúcar mascavo
+ 01 colher de chá de canela
+ 01 colher de chá de páprica doce defumada
+ 1/2 colher de chá de cardamomo em pó
+ 1/2 colher de chá de gengibre em pó
+ Sal e pimenta da Jamaica a gosto
01. Em uma assadeira untada com uma colher de sopa de azeite, coloque a abóbora cortada em pedaços e tempere polvilhando sobre cada um deles o açúcar mascavo, a canela, a páprica, cardamomo, gengibre, sal e a pimenta da Jamaica.
02. Asse em forno alto até que a abóbora fique macia e dourada.
03. Enquanto isso lave e escorra o trigo fino, espremendo com a ajuda de um pano de prato limpo para que saia todo o excesso de água. Reserve.
04. Triture as nozes pecãs e misture com a quinoa. Reserve.
05. Agora pique a cebola o dente de alho, refogando os dois juntos com a manteiga apenas para que murchem. Também reserve.
06. Quando a abóbora estiver assada, retire a polpa com ajuda de uma colher e depois amasse grosseiramente com um garfo, formando um purê espesso.
07. Adicione ao purê de abóbora todos os demais ingredientes que estavam reservados: o trigo fino escorrido, a quinoa com com nozes trituradas e a cebola com alho refogados. Misture tudo muito bem, prove e se necessário acerte o sal.
08. Em um refratário untado com a colher de azeite que sobrou disponha a mistura do quibe, prensando com as mãos para que fique bem compactado e reto.
09. Asse em forno preaquecido á 220º C por 30min ou até que ele esteja com o topo dourado. Retire do forno e sirva.
Você pode substituir a abóbora cabotiá por abóbora de pescoço.
Assar a abóbora com casca é mais prático, apenas lave bem antes para retirar terra ou resíduos de sujeira.
Você pode reaproveitar a casca para fazer caldos ou sopas depois, guarde no congelador por até 03 meses.
Após prensar a massa do quibe com as mãos, se desejar use uma faca para fazer um desenho no topo, você pode dividir ele em fatias, quadrados ou até mesmo losangos.
Comments