Em março publiquei aqui no blog uma resenha de um dos meus livros de receita favoritos, que é o Cookie Perfection da Martha Stewart por ser um livro que permite diversas adaptações interessantes com os ingredientes nacionais, além de abordar técnicas básicas para quem quer aprender a fazer biscoitos.
Por isso hoje eu trouxe a versão Cake Perfection, que foi lançada em outubro do ano passado e é um verdadeiro manual pra você conseguir servir um bolo super fofinho, de encher os olhos e de dar água na boca!
Esse mês completa um ano desde que comprei esse livro e por isso eu já consegui testar diversas receitas e avaliar tanto o grau de dificuldade quanto de versatilidade das receitas que foram apresentadas. Dessa vez eu preciso dizer que senti que tanto o grau de dificuldade aumentou, quanto a versatilidade diminuiu.
O livro é maravilhoso e realmente ensina técnicas básicas - inclusive técnicas para confeitar e finalizar o bolo - porém é preciso prestar bastante atenção nas instruções e se atentar que muitas das receitas pedem o uso de equipamentos que talvez nem todo mundo tenha em casa.
O bolo de azeite por exemplo, pede o uso de duas batedeiras simultâneas. Eu trabalho com cozinha diariamente então isso acaba não sendo um desafio, mas para quem vai utilizar esse livro numa cozinha doméstica talvez se sinta intimidado com esse tipo de requisito.
A minha dica para essas situações é não deixar que isso te impeça de tentar e arriscar, eu sempre digo aqui que só indico receita que eu tenha certeza que são possíveis de executar em uma cozinha doméstica normal e sem frescuras. Por isso, utilizei apenas uma das minhas batedeiras para fazer o bolo, batendo primeiro a clara em neve, transferindo de vasilha e depois batendo o restante da massa.
O grande truque - e que não está no livro - para quando você vai bater primeiro as claras em neve e reservá-las, para garantir que não abaixem de volume é pegar 1/4 do açúcar que vai na receita e acrescentar nas claras já batidas. Ou seja, você acrescenta o açúcar, bate um pouco mais até que fique brilhante e ai sim, você transfere de vasilha e reserva para incorporar ao restante da receita depois.
Dá um pouquinho a mais de trabalho, eu sei, mas pode confiar que é o método mais eficiente para garantir que suas claras continuem leves e fofas, resultando num bolo super leve.
Esse é o resultado de um dos bolos que eu fiz utilizando a receita de limão com azeite de oliva, ainda brinquei um pouco e acrescentei a flor de sabugueiro que trouxe toda uma delicadeza para a receita.
Ultrapassada essa questão dos equipamentos, eu não encontrei nenhum outro grande problema no livro, nenhuma receita está desbalanceada ou é impossível de ser adaptada.
O trabalho gráfico da Clarkson Potter também continua impecável e as fotos são um verdadeiro deleite e uma inspiração para quem pretende ir para a cozinha!
FICHA TÉCNICA
Título: Martha Stewart’s Cake Perfection
Autora: Martha Stewart
Editora: Clarkson Potter
Páginas: 256
Comments