Pensando em opções vegetarianas para a ceia de Natal, lembrei desse risoto de beterraba com queijo feta e hortelã.
É um prato bem leve para os dias de calor, muito saboroso e com essa combinação de cores: vermelha e verde, tem tudo a ver com a data natalina.
+ 03 beterrabas
+ 04 xícaras de chá de caldo de legumes
+ 03 colheres de sopa de manteiga
+ 01 cebola roxa média
+ 01 xícara de chá de arroz para risoto
+ 01 colher de chá de suco de limão
+ 02 colheres de sopa de queijo parmesão fresco ralado
+ 150 g de queijo feta
+ folhas de hortelã á gosto para servir
+ sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
01. Coloque o caldo de legumes em uma panela para aquecer.
02. Corte a beterraba em cubos pequenos e aproveite para cozinhá-la no próprio caldo de legumes. Quando estiverem cozidas, peneire o caldo, separando o líquido dos cubos. Reserve a beterraba e volte o caldo para a panela, mantendo-o aquecido em fogo baixo.
03. Enquanto isso comece a preparar o risoto, colocando uma colher de sopa da manteiga para aquecer numa panela grande, em seguida corte a cebola em cubos pequenos e refogue apenas para que murchem
04. Junte o arroz para risoto e mexa bem por 01 minuto, até que o grão de arroz comece a querer dourar. Tempere com uma pitada de sal.
05. Coloque o suco de limão e uma concha do caldo de legumes, mexendo bem até que seque todo líquido da panela.
06. Adicione mais uma concha do caldo e vá repetindo esse processo de adição e cozimento até o risoto ficar no ponto: com os grãos ao dente.
07. Quando o grão de arroz estiver cozido, não precisa deixar reduzir mais o caldo, apenas adicione os cubos de beterraba que estavam reservados, o queijo parmesão e as duas colheres de sopa de manteiga restantes. Misture tudo muito bem.
08. Ajuste o sal e a pimenta.
09. Finalize com pedaços de queijo feta e folhas de hortelã. Sirva ainda quente
Use um caldo de legumes caseiro, eu sempre gosto e ter um reservado no freezer com talos de ervas e cascas de legumes que darão um caldo bem saboroso.
Se você não tiver nenhum caldo semi-pronto, ou legumes reservados para isso, basta ferver um litro de água com meia cenoura, meia cebola, folhas de salsa e folhas de louro e um cravo-da-índia.
Eu gosto de não colocar sal durante o preparo, pois o queijo parmesão já salgado e fica mais fácil finalizar acrescendo sal do que errar na mão e deixar o prato todo salgado demais.
Você também pode substituir a hortelã pelo manjericão
Comments