Eu queria compartilhar uma receita para o dia dos namorados que fosse relativamente fácil, afrodisíaca e ao mesmo tempo voluptuosa.
E para mim, um risoto bem preparado evoca todas essas qualidades. No caso dessa proposta aqui temos o figo que é uma fruta suave, delicada, mas ao mesmo tempo muito aromática e que enche a nossa boca d'água. Temos ao mesmo tempo o queijo que é macio, conferindo uma cremosidade incrível e um sabor levemente persistente na boca. E ainda finalizamos com o crocante das amêndoas tostadas que traz um charme a mais e uma personalidade própria para o prato.
O mais interessante é que essa receita também é uma opção versátil, já que combina muito bem tanto com os dias mais frios do outono e inverno, quanto com os dias quentes de calor, devido ao frescor da fruta.
Espero que vocês façam e fiquem tão apaixonados quanto eu fiquei pelo resultado desse prato!
230g de arroz para risoto
1,5 litros de caldo de legumes bem quente
180ml de vinho branco em temperatura ambiente
140g de queijo do tipo parmesão ralado
100g de amêndoas laminadas tostadas
350g de figos maduros para o cozimento
04 figos maduros para a decoração
04 colheres de sopa de manteiga
02 colheres de sopa de azeite extra-virgem
50g de cebola ou 01 unidade pequena
01. Ferva o caldo, corte a cebola, torre as amêndoas e deixe todos os ingredientes separados para facilitar o preparo.
02. Em uma frigideira ou panela baixa, aqueça 02 colheres de sopa de manteiga junto de 02 colheres de sopa de azeite.
03. Adicione a cebola e refogue, mexendo até que esteja macia e perolada.
04. Acrescente o arroz, mexendo e o envolvendo nessa gordura, para que refogue até que fique levemente dourado.
05. Coloque o vinho branco de uma só vez e mexa para que misture ao arroz.
06. Deixe cozinhando e a medida que o vinho for sendo absorvido pelo arroz, vá adicionando caldo ao risoto. Faça isso com calma, aos poucos, se necessário, uma concha por vez.
07. Repita esse processo de acrescer o caldo por cerca de 20 minutos, quando o arroz estará quase que al dente, então nesse momento acrescente uma pitada de sal, os figos picados e as amêndoas laminadas.
08. Cozinhe por cerca de mais 05 minutos, apenas para que os sabores se integrem ao prato e o arroz termine o seu cozimento estando no final desse processo, al dente.
09. Desligue o fogo, acrescente as outras 02 colheres de sopa de manteiga restantes e o queijo ralado, então tampe a panela por 05 minutos.
10. Destampe a panela e mexa delicadamente com a ajuda de uma espátula, sirva em vasilhas ou pratos e finalize a decoração com os figos frescos cortados em meia-lua
A escolha por uma frigideira ou panela baixa vai garantir uma evaporação dos líquidos mais rápida e um cozimento mais uniforme.
Adicione a água sempre lentamente, o arroz nunca deve ficar "boiando" na panela.
Você não precisa ficar mexendo o risoto o tempo inteiro, isso pode na verdade gerar a quebra dos grãos.
Você pode acrescentar ervas aromáticas na finalização, eu optei por não fazê-lo pois meu caldo de legumes já tinha um bouquet garni.
Nesse preparo eu utilizei o queijo estilo parmesão fresco pois tem um sabor mais suave e não ofuscaria o sabor do figo, caso você deseje trocar o tipo de queijo, escolha os cremosos, brancos e de sabor leve.
Comments