top of page
Foto do escritorJessica Fiuza

RISOTO DE PALMITO COM MEDALHÃO DE FILÉ MIGNON

Atualizado: 2 de dez. de 2023


Quem me conhece sabe que eu sou apaixonada por risotos: eles são cremosos, suculentos e servem tanto para os dias mais frios quanto para os dias de muito calor.


O risoto de palmito por exemplo, fica perfeito morninho acompanhado de uma salada de rúcula e uma taça de vinho verde num dia de verão.


Ou como nessa sugestão, pode ser servido com um medalhão de file mignon pra aquecer o corpo e a alma nos dias de friozinho.

RISOTO DE PALMITO

+ 03 colheres de sopa de manteiga

+ 01 cebola pequena picada

+ 01 tomate médio batido

+ 01 xícara de arroz Carnaroli

+ 1/2 xícara de chá de vinho branco

+ 03 xícaras de chá de água

+ 270g de palmito picado

+ 1/4 xícara de queijo parmesão fresco ralado

+ Sal á gosto


MEDALHÃO DE FILÉ MIGNON

+ 03 medalhões de filé mignon

+ 02 colheres de sopa de manteiga

+ 1/2 xícara de vinho branco

+ Sal e pimenta do reino á gosto

RISOTO DE PALMITO

01. Em uma panela ou fervedor médio, coloque as 03 xícaras de água para esquentar. Não precisa ferver e nem deve reduzir, a água apenas será mantida aquecida.


02. Agora em uma frigideira média e funda, derreta 02 colheres de sopa de manteiga e coloque a cebola picada. Não precisa doura a cebola, apenas espere alguns segundos para que ela murche.


03 Acrescente o arroz Carnaroli e doure, mexeno com ajuda de uma espátula até que ele absorva toda a gordura da manteiga.


04. Coloque o vinho branco e deixe cozinhando com calma, mexendo com delicadeza para que não grude. Faça isso até que boa parte do álcool tenha evaporado.


05. Adicione o tomate batido e um pouco daquela água que está sendo mantida aquecida. Não deixe o arroz nadando em caldo, um pouco de água apenas para que não grude no fundo basta.


06. Repita o processo de acrescer água conforme o arroz for absorvendo todo líquido e for secando. lembrando sempre de mexer com a espátula soltando qualquer grão que comece a se prender no fundo ou nas laterais.


07. Quando sentir que o arroz está ao dente - cerca de 18 minutos nesse processo de cocção - desligue o fogo, coloque o palmito picado, 01 colher de sopa de manteiga e o queijo parmesão fresco ralado. Mexa delicadamente para não amassar o grão de arroz e nem desmanchar o palmito.


08. Somente após a incorporação do parmesão é que você deve ajustar o sal, conforme o seu gosto pessoal. Tampe e deixe repousando por 05 minutos antes de servir.


MEDALHÃO DE FILÉ MIGNON

01. Aproveite durante a cocção do risoto para aquecer uma frigideira, quando estiver bem quente, derreta a manteiga.


02. Tempere o medalhão apenas na parte externa com sal e pimenta do reino, colocando na frigideira para que grelhe.


03. Deixe selar e grelhar até que fique bem dourado. Quando começar a transpirar vire e doure o outro lado.


04. Regue com o vinho branco e mexa para que se misture e incorpore á gordura da manteiga e o caldo que a carne soltou.


05. Leve a frigideira para o forno bem quente por no mínimo 05 minutos (para carne mal-passada) ou até chegar no ponto desejado (cerca de 15 minutos para carne bem passadas).


06. Sirva assim que sair do forno, bem quente junto do risoto.


  • O meu arroz favorito para preparar risotos é o Carnaroli, por causa da quantidade de amido que ele possui, dando muito mais cremosidade ao prato. Porém se você não conseguir encontrá-lo, vale usar o Arbóreo sem problema algum: só preste atenção ao tempo de cocção. O arroz Carnaroli tem um tempo médio de cocção de 18 minutos, já o Arbóreo cozinha em média 15 minutos.

  • Esse prato rende 03 porções grandes de risoto, por isso no preparo do filé é sugerido o uso de 03 medalhões, mas fica a seu critério adaptar para a quantidade que achar mais viável.

  • O álcool nunca evapora completamente de um prato, então se você possui alguma restrição ou irá servir para crianças, é bacana trocar o vinho branco por 1/2 xícara de água + 01 colher de sopa de suco de limão siciliano.

  • A quntidade de água é sempre estimada, mas pode acontecer de variar um pouco em decorrência se o grão está mais novo ou mais velho. Com mais amido ou menos. Por isso coloque a água sempre com cautela e conforme necessário.



51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page