Eu já postei no IGTV uma receita de salada com erva-doce assada (ver a receita) que é uma proposta bem interessante, mas queria trazer hoje uma opção com a erva-doce crua que é mais rápida e possui um sabor mais acentuado.
Na foto ela foi servida como uma entrada e por isso há torradinhas com queijo quark acompanhando, mas você pode servir a salada junto da sua ceia de natal tradicional.
+ 01 coração de erva-doce
+ 1/2 cebola roxa
+ folhas de rúcula
+ folhas de alface americana
+ 03 tomates pomodoro
+ 02 tangerinas madura
+ 100g de avelãs
+ azeite e suco de limão a gosto
+ sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
01. Fatie o coração de erva-doce.
02. Higienize as folhas de todas as verduras, assim como as fatias de erva-doce que foram cortadas.
03. Fatie finamente as cebolas e o tomate.
04. Descasque a tangerina, retire os gomos e limpe as rebarbas que ficam neles.
05. Pré-aqueça o forno á 180ºC, coloque as avelãs espalhadas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve para torrar por cerca de 15 minutos ou até que estejam douradas.
06. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e tempere com azeite, suco de limão, sal e pimenta conforme a sua preferência.
Saladas não possuem muito segredo, são fáceis e você pode e deve personalizá-las conforme a sua preferência.
Não há menção á quantidade de folhas das verduras pois depende do tamanho do seu pé de alface, ou da sua rúcula, assim como se você gosta de pratos mais picantes e pode usar uma proporção maior de rúcula. Se preferir mais suave, opte por mais alface.
O tomate pomodoro também é conhecido como San Marzano e é o meu favorito tanto para molhos quanto para saladas pois é bem adocicado, possui coloração vermelho vivo e possui um preço bastante acessível se comparado aos tomates cereja e holandês.
Comments