O pão de soda ou apenas pão irlandês é tradição no país e quase toda família tem sua própria receita.
Porém, sua origem não é nada europeía: ele foi criado pela primeira vez pelos nativos americanos que usavam cinzas de madeira para conseguir produzir pães sem o uso de fermento.
Os irlandeses teriam descoberto esse processo e replicado, popularizando a receita em meados de 1830 quando o bircabonato de sódio chegou ao país e facilitou ainda mais a feitura do pão.
Eu tenho a minha receita favorita, principalmente para os dias muito frios em que fermentar uma massa pode se tornar uma tarefa demorada demais.
+ 250g de farinha de trigo integral
+ 250g de farinha de trigo branca
+ 420ml de leite
+ 01 colher de sopa de suco de limão
+ 01 colher de sopa de bicarbonato em pó
+ 01 colher de chá de sal
01. Pré-aqueça o forno a 200º C
02. Em uma tigela, coloque o leite e misture o limão, mexa delicadamente apenas para que inicie o processo de talho. Reserve por 10 minutos.
03. Em outra tigela grande, misture os dois tipos de farinha, bicarbonato de sódio e sal.
04. Adicione o leite com limão junto das farinhas e misture até que a massa fique homogênea. Você não precisa e nem deve sovar a massa.
05. Modele o pão.
06. Coloque em uma assadeira forrada com papel siliconado ou papel italiano e asse por 30 minutos ou até que o pão esteja dourado.
07. Deixe resfriar em uma grade e sirva.
Você pode trocar o leite com limão por iogurte.
Na hora de modelar os pães, você pode fazer um único pão, redondo e grande ou até mesmo várias unidades em porções individuais como na foto.
Este pão fica sempre melhor se for servido no mesmo dia do cozimento.