Bom, se nos últimos tempos ficou tão popular a cheesecake basca de cream cheese, nada mais justo do que termos também uma versão de alma mineira e cheia de queijo, dessa famigerada delícia.
Para harmonizar eu finalizei com uma calda de goiabada cremosa com nozes chilenas e lascas do queijo artesanal.
A ideia é de uma sobremesa indulgente, que derrete na boca mas que também seja romântica e clássica, que é a combinação de Romeu e Julieta.
Eu vou chamar ao longo dessa receita de torta, inves de cheesecake porque eu acho que combina mais com a origem desse prato. E o nome Soledade que eu dei para essa versão é em homenagem á minha tataravó, a Dona Soledade que saiu do país basco do norte para se casar com o seu grande amor, aqui no Brasil e formar um lar e uma família em Minas Gerais.
Para mim não podia ter história mais romântica e inspiradora para uma receita de dia dos namorados, e espero que encha o coração de vocês de amor e a mesa, de afeto.
TORTA
500g de cream cheese
150ml de creme de leite fresco
150g de queijo artesanal maturado ou do tipo parmesão
01 colher de café de noz moscada
172g de açúcar refinado
03 ovos
CALDA DE GOIABADA
200g de goiabas limpas sem o miolo
200g de açúcar cristal
01 suco de 01 limão taiti
50g de nozes chilenas picadas
150ml de água
01. Pré-aqueça o foro á 210º C e forre com papel uma assadeira de aproximadamente 20cm com fundo removível.
02. No liquidificador bata os ovos com o queijo até que esteja um creme homogêneo e bem incorporado. Reserve.
03. Em uma tigela com ajuda de um fouet (ou até mesmo com uma batedeira), bata o cream cheese até ficar macio e cremoso.
04. Aos poucos acrescente o creme de leite ao cream cheese batido. Faça o mesmo com o açúcar e por último o creme de ovos que estava reservado,
05. Por fim, coloque a noz moscada ralada e misture com uma espátula delicadamente.
06. Disponha a massa na forma, nivele com uma colher e asse por 45min. Quando você retirar do forno ela estará com as bordas firmes, uma crostinha queimada, mas com o centro ainda bem mole e mexendo. Deixe descansar na geladeira por 02h00 antes de desenformar e servir.
CALDA DE GOIABADA COM NOZES
01. Lave e higienize as goiabas, retirando a casca e o miolo.
02. Bata a fruta em um liquidificador junto com a água e o suco de limão.
03. Leve este creme batido junto de todos os demais ingredientes ao fogo médio alto, em uma panela funda até que levante fervura, então diminua o fogo e com ajuda de uma espátula, cozinhe sempre mexendo até que sua calda engrosse e fique cremosa - cerca de 05 á 10 minutos.
Eu usei um queijo artesanal chamado 'Alagoa Pequena' que é um queijo do tipo parmesão, mas jovem e de sabor bem lácteo e suave - que ganhei de presente da equipe maravilhosa do Queijo de Alagoa-MG.
Mas você pode usar também queijos mais curados, maturados em azeite, defumados à lenha, ou até mesmo levemente picantes e mais persistentes.
Essa receita é muito democrática porque aceita muito bem uma variedade enorme de queijos artesanais (até mesmo os tradicionais meia-cura que quase sempre temos um pedacin em casa) mantendo a estabilidade da massa, para te entregar em cada uma delas um sabor único e inesquecível.
Você pode inclusive ir criando combinações entre as versões das tortas de queijo com as outras caldas e geleias. Eu até já escolhi a minha próxima fornada que será feita com o queijo fumacê e geleia de pera com pistaches.
Commentaires