O Sorvete de figo com queijo pecorino e noz pecã é cremoso, indulgente e a cada mordida traz uma mescla de sabores incríveis que você não vai esquecer tão facilmente.
Não é um preparo rápido e exige paciência e atenção, então prefira fazer com antecedência e planejamento.
BASE
+ 500ml de creme de leite fresco
+ 2/4 de xícara de açúcar demerara
+ 06 gemas de ovos grandes
+ 100g de queijo pecorino
SABORIZAÇÃO
+ 200g de figos frescos
+ 100g de noz pecã
+ 1/4 xícara de açúcar mascavo
+ 01 colher de sopa de manteiga
+ 1/2 xícara de maple syrup
01. Comece o preparo pela base, levando em fogo baixo 250ml de creme de leite fresco, o açúcar demerara e o queijo pecorino. Cozinhe rapidamente até que o açúcar e o queijo estejam completamente dissolvidos.
02. Em uma tigela separada misture a outra metade do creme de leite fresco com as gemas, mexendo bem para incorporar. Em seguida vá acrescendo aos poucos a base que você cozinhou na panela, sempre misturando para que as gemas não coagulem.
03. Repita o processo até ter usado pelo menos 1/3 da base que estava na panela, depois despeje toda a mistura de volta para a panela e leve ao fogo baixo, cozinhando lentamente até que a mistura fique espessa o suficiente para cobrir as costas de uma colher.
04. Leve a base para resfriar na geladeira.
05. Enquanto isso, comece o preparo dos figos: fazendo a higienização e descartando os cabos. Depois corte-os em meia luas de 04 partes iguais cada.
06. Numa frigideira derreta o açúcar mascavo e a manteiga, quando estiverem bem dourados acrescente os figos cortados e a noz pecã, caramelizando ambos rapidamente e incorporando todo sabor da fruta fresca e da castanha.
07. Desligue o fogo e acrescente o maple syrup, a mistura vai virar uma calda bastante fluida e cheia de pedaços. Reserve na geladeira até que esfrie completamente.
08. Quando tanto a base quanto a calda de figos estiverem frias, ligue a sorveteira - seguindo as instruções do seu equipamento - e comece a despejar a base, para que ela faça a conversão, que é o processo de transformação do creme em sorvete mas no qual ele ainda terá uma consistência semilíquida.
09. Após cerca de 10 minutos, o seu sorvete já estará mais espesso e é hora de acrescentar a calda de figos para que fique completamente incorporada á massa do sorvete e ele possa se beneficiar da doçura do maple syrup.
10. Termine a conversão seguindo o tempo indicado pelo seu equipamento, a consistência final é sempre um pouco mole mas é possível observar que o volume do sorvete aumentou e a textura ficou mais densa.
11. Despeje numa vasilha e leve para o congelador por cerca de 02h00 á 04h00, onde o sorvete irá se solidificar e ficará na consistência ideal para consumo.
A técnica de misturar o creme de leite com as gemas se chama liaison e serve para evitar que as gemas coagulem, ela pode ser utilizada para engrossar todo tipo de creme, sempre conferindo uma textura aveludada.
Rale o pecorino para que dissolva mais rápido no creme de leite.
O queijo pecorino confere um toque de sal que valoriza ainda mais a combinação de figos e maple, contudo caso opte por não usá-lo ou deseje substituir por um queijo adocicado como o mascaporne, acrescente 01 colher de café de sal.
Não cozinhe demais os figos, caso contrário as frutas irão desmanchar e você terá uma geleia invés de pedaços grandes e generosos pelo seu sorvete.
Você pode fazer esse sorvete em qualquer máquina sorveteira, ou até mesmo utilizando a batedeira doméstica, no processo mais artesanal que existe que é colocando uma tigela de inox dentro da bacia da sua batedeira, cheia de sal e gelo. A ideia aqui é recriar o ambiente extremamente gelado para fazer a conversão.
Comentarios