Já ouvi várias vezes entre colegas de cozinha que os EUA não possuem uma "gastronomia própria" por causa da fama dos fast foods, o que eu acho uma grande injustiça já que o país é imenso, cheio de regionalidades e pratos realmente interessantes.
A grande quantidade de imigrantes borbulhou um caldeirão cultural, misturando as influências do mundo antigo com o que era nativo.
Até faz lembrar a cozinha brasileira, não é mesmo?
Por isso hoje eu escolhi a Pecan Pie, um clássico da cozinha sulista norte-americana, extremamente saborosa e densa. Mas que você pode também fazer substituindo a oleaginosa pela castanha do Pará, que é uma alternativa de fácil acesso no nosso mercado nacional.
MASSA
+ 125g de farinha de trigo
+ 65g de manteiga sem sal gelada
+ 15g de açúcar de confeiteiro
+ 01 ovo
+ 01 pitada de sal
RECHEIO
+ 40g de manteiga
+ 200g de nozes pecã
+ 120g de maple
+ 120g de açúcar mascavo
+ 01 colher de chá de essência de baunilha
+ 01 colher de chá de rum
+ 01 pitada de sal
+ 01 ovo grande
MASSA
01. Em uma tigela peneire a farinha de trigo, o açúcar e a pitada de sal.
02. Agora acrescente a manteiga cortada em pedaços pequenos, incorporando-a com a ponta dos dedos até formar uma farofa grossa.
03. Com delicadeza, agregue o ovo e amasse apenas o suficiente para formar uma massa homogênea. Ela não deve ser sovada.
04. Embrulhe em filme plástico e deixe descansar na geladeira por, no mínimo, 30 minutos.
RECHEIO
01. Em uma tigela, derreta a manteiga e misture ao demais ingredientes listados, com exceção das nozes pecãs. Misture vigorosamente.
02. Reserve as pecãs pois elas só serão usadas no próximo passo que é a montagem.
MONTAGEM
01. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e com ajuda do rolo, abra a massa do tamanho da forma.
02. Acomode a massa na forma e seguida, coloque todas as pecãs, acomodando para que cubram toda a superfície.
03. Despeje o creme do recheio sobre as nozes e leve para assar em forno médio pré-aquecido á180 graus, por cerca de 50 minutos ou até que caramelizem completamente.
04. Retire do forno e espere esfriar e assentar antes de servir.
Caso deseje usar Castanha-do-Pará, basta trocar pela mesma medida indicada para as pecãs.
Ao comprar as pecãs, lembre-se que as quebradas são sempre mais baratas que as inteiras, não comprometem em nada a qualidade e a estrutura da sua receita e valem a pena.
A receita original publicada pela The Fannie Farmer Cookbook no começo do século passado, levava glucose de milho no lugar do maple. É a receita original e também uma alternativa mais barata. Porém eu prefiro o sabor amadeirado do maple e caso ele esteja muito caro, faço a substituição por mel: ambos mantém a mesma consistência e são opções mais saudáveis e saborosas.
コメント