Esses dias um cliente me pediu uma receita de Whipped Coffee que eu costumava entregar pra ele, antes da pandemia, na cesta de café da manhã semanal.
Eu estranhei completamente o nome porque costumo comercializar apenas duas versões de um cappuccino cremoso: a em pó com especiarias e uma opção cremosa congelada, com textura de sorvete e que vai numa dessas marmitinhas que podem ser congeladas.
Por isso fui dar uma pesquisada no que era esse Whipped Coffee e descobri que é a mesma coisa do cappuccino cremoso congelado. Mas que as pessoas faziam ele por porção, só pra consumir na hora e colocavam sobre o leite morno criando um latte reverso.
Então hoje eu vou disponibilizar a minha receita mais que especial e algumas dicas pra você não precisar fazer ele todo dia, mas ter sempre na geladeira pra quando precisar daquele café bem quentinho e cremoso. Vamos lá?
+ 50 gramas de café solúvel
+ 200ml de água quente.
+ 02 xícaras de chá de açúcar
OPCIONAIS
+ 02 colheres de sopa de cacau em pó
+ 01 colher de chá de canela em pó
+ 1/2 colher de chá de cardamomo em pó
+ 1/2 colher de chá de gengibre em pó
+ 01 colher de café de essência de baunilha
+ noz moscada ralada na hora
01. Na tigela da batedeira misture o café em pó solúvel, o açúcar e todos os itens opcionais.
02. Então acrescente a água quente e comece a bater a mistura - no começo ela espirra muito, então vá pela velocidade baixa da sua batedeira e conforme for ficando mais cremoso, você vai aumentando a velocidade proporcionalmente.
03. Bata por cerca de 10 minutos, ele deve ter quadruplicado de volume, lembrando uma espuma fofa e aerada.
04. Sirva á gosto, misturando esse creme numa caneca de leite quente.
Pegue todo o creme excedente que não for utilizar na hora e transfira para um pote que possa ir ao freezer e congele para que possa utilizar sempre que desejar.
Essa receita rende um pote de 02 litros.
* Você pode fazer a receita sem os itens opcionais normalmente, esses são algumas das especiarias que eu gosto de combinar para dar um sabor diferente e que são super aconchegantes.
* O cardamomo originalmente é uma sementinha, você não pode utilizar ele nessa receita dessa forma porque não irá dissolver e vai ficar super desagradável. Por isso você precisa comprá-lo já em pó, como a canela, o gengibre e as outras especiarias.
Outra opção é macerar as bagas em casa mesmo com um pilão, só lembre de peneirar antes para não passar nenhum pedacinho grande para a sua receita.
* É importante levar ao congelador para que o creme não perca sua textura e dure no mínimo 30 dias.
* Não precisa se preocupar em descongelar antes de usar, ele ficará o tempo todo com uma consistência de sorvete, você pode tirar de colheradas e adicionar sobre a sua caneca cheia de leite quente sempre que desejar.
* Eu costumo utilizar a proporção de 01 colher de sopa desse creme para cada caneca de 300ml, mas você pode ir experimentando até encontrar a proporção que melhor se adapta ao seu gosto.
* Tem vários outros acompanhamentos que você pode incluir na hora de servir, como chantilly, leite de cabra, laranjas cristalizadas ou até mesmo marshmallows.
Comments